Investir em processos e elementos como transparência e governança pode ser uma maneira de se diferenciar dos demais negócios em um mercado tão concorrido como o de assessorias de investimentos. No caso da Öküs Capital, isso vem sendo feito por meio da implementação de um Código de Ética e Diretrizes Profissionais junto aos assessores, além da divulgação clara dos resultados da empresa e do estabelecimento de metas individuais.
Segundo Lucas Sucena, sócio-fundador da Öküs Capital, algumas das iniciativas já estavam em curso, mas foram aperfeiçoadas ou reforçadas a partir da sua participação em uma imersão sobre governança, transparência e gestão. O encontro foi realizado ao longo de dois dias, com 12h de duração cada, totalizando 24h de capacitação sobre temas como indicadores, cultura e contratações.
“Ao contrário do que imaginamos, a gente descobriu que já vinha fazendo muita coisa certa, como divulgar os resultados de cada PJ. Sempre acreditamos que os números devem ser abertos, até para o assessor ver que quando captamos R$100 milhões, todo esse dinheiro não vai para o bolso dos sócios”, revela.
Por outro lado, a imersão ajudou a Öküs a realizar alguns ajustes. Entre as mudanças adotadas após o evento está a criação de metas individuais. “Antes apenas jogávamos quais eram os objetivos da empresa. Porém, não ficava tão clara qual era a parcela de contribuição de cada um. Agora, passamos a fazer as contas de baixo para cima. Primeiro colocamos quanto cada membro da equipe deve alcançar e depois somamos para chegar ao total da PJ. Além disso, o assessor passa a entender que ele tem custo de telefone, aluguel, e se ele não performar não está se pagando”, diz.
Outra iniciativa que passou a ser adotada é a realização de reuniões periódicas com os assessores sem a presença dos sócios, para que eles apontem o que poderia ser melhorado na empresa. Este mesmo tipo de encontro também será feito com os clientes mais relevantes do escritório.
“A ideia é fazer como se fosse um NPS, mas cara a cara, com empresários e pessoas influentes e formadoras de opinião. Este tipo de iniciativa ajuda a deixar o time cada vez mais envolvido com a empresa, e o cliente também se sente incluído e torna-se mais fiel”, resume.
Diretrizes claras
Por fim, Sucena destaca a importância de implementar um Código de Ética e Diretrizes Profissionais. O documento, que deve ser lido e assinado por todos da equipe, deixa claras as regras da empresa, como o funcionamento dos repasses, como se tornar sócio, o procedimento para pedir reembolso, entre outros pontos.
“Adotamos este documento há pouco menos de dois meses, e foi muito bem recebido. É uma forma de anteciparmos todos os problemas possíveis com essa questão de governança. Agora, montamos nossas diretrizes que apontam onde queremos chegar no próximo ano, e nossa ideia é começar a colocar em prática todos os pontos”, encerra.