A Órama lançou na última semana a Órama Quicker, plataforma de autoatendimento que permite a recomendação de mais de 1,4 mil carteiras a partir de mais de 780 mil combinações possíveis de acordo com o perfil de cada investidor.
Dedé Eyer, Chief of Marketing and Innovation, explica que o maior desafio do setor hoje é oferecer um serviço de assessoria para quem não tem um ticket médio alto. “Alguns players oferecem produtos como se fossem personalizados, mas na realidade apenas encaixa as pessoas nas carteiras que eles já têm”, conta em entrevista à CRC!News.
Para solucionar a questão, a Órama, que tem como um de seus principais objetivos a democratização dos investimentos, trabalhou durante um ano em parceria com a ACE Córtex para lançar o Quicker. A parceria entre as empresas já vem outros projetos. “Começamos a trabalhar como consultores recorrentes durante todo o desenvolvimento”, conta Dedé sobre a criação do Quiker.
Para ele, o intuito do trabalho foi buscar algo automatizado, mas sem perder a personalização. Para isso, ao longo do processo, há várias entradas humanas do time de estratégia e do cliente, que alimenta a ferramenta com seus dados e objetivos.
A ferramenta foi testada etapa a etapa durante todo o procedimento, até que o time entendeu ter chegado o momento de colocar o Quicker à prova. Para isso, foram selecionados 1000 clientes. “Nesse primeiro teste maior não identificamos a necessidade de nenhuma guinada, apenas alguns ajustes de texto”, relata o CMI, que ressalta que o produto já está disponível para toda a base de clientes.
A plataforma, no entanto, não tem como intuito substituir o assessor — é possível, inclusive, consultar assessores ao longo de todo o processo. “Tudo que tem combinações finitas pode ser resolvido com a inteligência artificial. O que não pode, precisa do homem”, define Dedé.
“Temos um universo gigantesco de potenciais investidores e não há número de assessores para esse mercado. A plataforma consegue atender muita gente que acaba desprezada”, completa.
Dedé falou ainda sobre os números que o Quicker é capaz de gerar. As mais de 1400 possibilidades de carteiras são fruto de combinações feitas a partir do cruzamento de dados. “A primeira fonte é o próprio suitability. Mesmo que duas pessoas insiram dados iguais ao mesmo tempo, a ferramenta consegue apresentar carteiras diferentes por conta do suitability” finaliza.
Texto publicado na edição 61 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.
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