Nas últimas semanas, a libra vem registrando quedas sucessivas em reação às dificuldades enfrentadas pela economia global e também a um pacote de medidas anunciado pelo governo britânico. A CRC!News foi à campo para entender os motivos por trás do menor patamar da moeda em relação ao dólar em quase quatro décadas, os impactos disso no mercado, e as oportunidades de investimento geradas. Confira.
Luís Moran, head de Research da EQI
Quais os motivos por trás da queda acentuada da libra?
O plano da nova primeira-ministra, Liz Truss, parte da ideia de que a redução de impostos pode dar o choque inicial que a economia precisa para voltar a crescer. Na teoria é válido, mas na prática ela encontrou um mercado de bastante mau humor pela frente. Temos inflação alta, um movimento conjunto de elevação dos juros para frear a economia, e o governo jogou bastante lenha nessa fogueira. O Banco Central está pisando no freio e o governo no acelerador. A válvula de escape é a moeda.
De que maneira essa desvalorização impacta o mercado?
A libra está sofrendo, mas o dólar tem se valorizado em relação a todas as moedas. Os Estados Unidos estão com um movimento rápido de aumentar os juros e isso fez o Euro, o Japão e até mesmo a China sofrerem. Vamos conviver com esse dólar mais forte por algum tempo, é da natureza do processo que seja assim.
Quais oportunidades de investimento se abrem com uma libra mais fraca?
Quem está posicionado ou pensa em se posicionar em dólar deve ter retornos interessantes, pois a moeda está ficando mais forte. Apesar da cotação elevada, o Fed está dizendo dia sim e dia também que vai buscar uma inflação de 2%, então os juros podem superar os 4,5%. É uma boa hora também para passar férias em Londres, pois está barato como não se via há muito tempo.
Marcos Macedo, sócio responsável pela FRS
Quais os motivos por trás da queda acentuada da libra?
Além de termos um desequilíbrio relevante em relação à inflação na Inglaterra e um movimento atrasado do Banco Central em direção à alta dos juros, essa desvalorização se deve ao novo plano econômico apresentado pela primeira-ministra, que busca reduzir a carga tributária e promover o aumento de subsídios, passando até por intervenção na área de energia.
De que maneira essa desvalorização impacta o mercado?
O desdobramento dessa queda da libra vai muito em linha com o momento mundial de maior risco e incertezas. Esse cenário leva os investidores a procurar por ativos mais seguros, como o dólar.
Quais oportunidades de investimento se abrem com uma libra mais fraca?
A correção sobre a libra foi muito forte. Porém, dada a expectativa de impacto do novo plano econômico, espera-se uma desvalorização ainda maior,
o que abre a possibilidade de se posicionar vendido no curto prazo. Já no médio e longo prazo, a tendência é que os efeitos da alta dos juros se façam presentes, e isso gera uma recuperação da moeda.
Texto publicado na edição 54 da revista CRC!News, acesse e leia a edição completa.