Com o avanço do número de pessoas interessadas em investimentos mais rentáveis no Brasil, o CEO da empresa Dom Investimentos, Gabriel Maksoud, acredita que o mercado ainda não consegue suprir todas as demandas. Diante desse cenário, ele diz que existe um esforço das plataformas para capacitar e estimular as certificações cada vez mais. “O assessor pode se destacar com certificações, mas o que mais ajuda no crescimento é a prática no escritório que pode ajudar a montar carteiras de cliente e seguros de vida”, disse.
Ele concorda que os agentes autônomos de investimentos (AAIs) são profissionais mais preparados do que os gerentes de bancos e influenciadores, visto que estão mais acostumados com produtos variados e personalizados. As principais instituições financeiras presentes no nicho de agentes autônomos de investimentos – como XP, BTG, Moldal e Genial – estão investindo fortemente na capacitação dos profissionais. Isso porque o processo de crescimento acelerado do mercado requer cada vez mais assessores de investimentos para o atendimento da demanda em diversas praças brasileiras.
O fundador da Dom Investimentos cita como exemplo a plataforma BTG Bankers que fornece não somente atualizações de mercado como conteúdos educacionais e de qualificação para os AAIs.
Iniciativas de capacitação dos profissionais favorecem regiões que só têm acesso aos investimentos por intermédio de gerentes de bancos. “Ter alguém com plataforma aberta que pode sugerir produtos diferentes e está próximo desse potencial ainda não foi explorado”, finaliza Maksoud.