Um dos principais escritórios de agentes autônomos de investimentos que fechou acordo de “ações fantasmas” com a corretora Guide, a Private Capital quer manter no próximo ano o foco no relacionamento com o cliente para fidelizar investidor e, por tabela, aumentar os ativos sob custódia.
Com sede em Porto Alegre, a casa de investimentos considera ainda para 2022 a abertura de filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo a sócia fundadora da Private Capital, Ana Paula Rodrigues.
Esse é um dos objetivos do escritório para ampliar a carteira de investidores e se aproximar mais da clientela nessas duas praças. “Antes se falava que era preciso tirar o cliente do banco e, hoje, percebemos que o banco não é mais a primeira opção de nosso cliente. Percebemos o interesse do cliente de ficar conosco”, observa Ana Paula. “A gente tem preço e valor. E fizemos com que o cliente notasse o nosso valor”, descreve a advogada com experiência em gestão patrimonial e com mais de 10 anos no mercado financeiro.
Em tempos de turbulência do mercado
Sobre a volatidade do mercado financeiro que marcou 2021, Ana Paula destaca a necessidade de conhecer mais o perfil do cliente para auxiliá-lo em tempos de turbulências financeiras.
“O cenário mostra que devemos ter, cada vez mais, resiliência e diversificação na nossa carteira de clientes. E, mais do que tudo, é importante montar uma carteira de acordo com o perfil do cliente. Isso porque, muitas vezes, o cliente diz ser arrojado nos investimentos e não é. Daí a importância da proximidade com o cliente”, acrescenta.
Segundo Ana Paula, o escritório adotou a estratégia “private” há um ano e vem colhendo os frutos. O volume de ativos cresceu cerca de 300% em um ano alcançando mais de R$ 250 milhões sob custódia. “Foi um crescimento sustentável, orgânico (sem aquisições). Hoje a carteira de clientes está na casa de 150 clientes”, acrescenta a executiva.
Perspectiva 2022
A expectativa de Ana Paula é de expandir a estratégia com foco no cliente que, conforme disse, essa “é uma pegada de crescimento sustentável”. “O nosso foco é manter a qualidade em nosso atendimento e continuar batendo os nossos desafios”.