Com a proposta de oferecer ao investidor do interior um atendimento diferente do encontrado nas grandes capitais, a SVN Investimentos consolida o momento positivo com o recente anúncio da compra da Bravus, um dos maiores escritórios de investimentos de Londrina (PR). A expansão, somada à aquisição da Retorno Investimentos, feita em 2020 e que ampliou a capacidade de captação de clientes online, faz com que a empresa passe a contar com R$16 bilhões em capital custodiado, além de fortalecer o time de assessores e sua mesa de operação em renda variável.
Apesar de entender que o cenário atual é desafiador, Felipe Bernardes, sócio-fundador da SVN Investimentos, explica que o escritório se mantém atento a oportunidades com potencial de complementar a oferta em regiões de interesse.
“Quem tem caixa, tende a se consolidar ainda mais nesses momentos. Nascemos em Maringá (PR), a 100 quilômetros de Londrina, e sempre vimos o pessoal da Bravus como um dos principais players nativos. Quando nos sentamos, vimos um denominador comum para consolidar ainda mais a atuação em uma cidade que se encaixa muito bem em nossa cultura”, revela Bernardes em entrevista à CRC!News.
A presença forte em mercados considerados alternativos, como Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, além das unidades em Goiânia, Cuiabá e Campo Grande, mostra que a empresa vem apostando em uma proposta diferente da oferecida pelos grandes players nessas regiões. Contudo, o escritório também já conta com uma sede na capital paulista, considerada importante por proporcionar maior conhecimento e contato com uma concorrência qualificada.
“Assessorar o público do interior é diferente, não dá para chegar e reproduzir o que se faz em São Paulo, como fazem os grandes players. Nós optamos por contratar gente da própria cidade, geramos emprego e renda local, aprendemos sobre a região e seus costumes. A maneira de abordar uma pessoa do interior é diferente. Por isso, é essencial conhecer de perto o público e adotar um perfil de investimento mais conservador no início para que possamos conhecer melhor os clientes e eles a nós”, explica.
Conhecer para crescer
Segundo Bernardes, a abordagem mais cautelosa se justifica pelo perfil do público, que costuma ter um pouco menos de conhecimento de mercado do que as pessoas dos grandes centros e, portanto, apresentam menor tolerância a riscos. “Hoje em dia, muitas pessoas respondem a sete questões online, apertam o enter e já estão investindo. Mas em uma cidade pequena, de 400 mil habitantes, sabemos que precisamos zelar ao máximo por nossa reputação e não podemos errar. Preferimos ser parte da construção de um processo de conhecimento do que pisar no acelerador logo de cara visando grandes retornos”, afirma
E os números indicam que a estratégia tem se mostrado feliz, pois em 2020 a SVN respondia pela assessoria de um patrimônio de R$6 bilhões, e com a aquisição da Bravus as cifras já ultrapassam a casa dos R$16 bilhões.
“Nosso pensamento é atender pelos próximos 10 ou 20 anos. Então, muitas vezes, preferimos abdicar de algo mais ousado no curto prazo para ganhar a confiança e ter aquele cliente sempre. Vemos o mercado do interior com um potencial muito grande e vamos investir cada vez mais em elevar o nível de atendimento para consolidar nosso trabalho nessas localidades”, encerra Bernardes.
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