Novos modelos de negócios têm surgido com a promessa de reinventar o mercado financeiro. Robôs de Investimentos são algoritmos desenvolvidos por programadores, baseados em dados estatísticos e correlação de eventos históricos, que tem como objetivo automatizar a tomada de decisão de compra e/ou venda de um determinado ativo, em momentos específicos.
Os algoritmos (robôs, na linguagem mais popular) podem realizar operações de médio e longo prazos, tendo uma característica quantitativa, analisando fatores mais abrangentes ou de curto prazo, mais conhecidos como operações de day trade, em que operações podem ser realizadas em frações de segundos, milhões de vezes por dia.
Dentre as inovações destacam-se os robôs de investimento – serviços que utilizam algoritmos para recomendações de investimentos, administração de carteiras de valores mobiliários e realização de operações de compra e venda de ativos. Com a tecnologia, escritórios de investimentos, gestoras e bancos pretendem revolucionar a dinâmica do mercado financeiro. Assim, oferecer ao investidor uma experiência customizada e reduzir o custo de prestador de serviço.
Confira a íntegra na revista CRC!News desta semana.