“Por trás de uma pessoa física, muitas vezes tem uma pessoa jurídica”. Nas palavras de Marcos Moutinho, head da área de Crédito e Pessoa Jurídica da Rio Capital, a frase resume a ideia que motivou o escritório a estruturar uma área voltada exclusivamente para as empresas. Graças à iniciativa, a assessoria vem abrindo novas frentes de atuação e se tornando cada vez mais um hub de soluções financeiras.
Para Moutinho, a percepção de que muitos dos clientes da Rio Capital são donos de empresas e diretores financeiros fez o escritório ver que toda revolução provocada pela XP no mercado de pessoas físicas poderia também ser replicada às pessoas jurídicas. Por isso, passaram a se voltar para serviços dentro deste segmento.
“O gerente do banco, por não conhecer ou não ter tempo, encontra dificuldades para ajudar PJs na locação do seu caixa. Estruturamos uma equipe para sentar e entender essas dores. Além disso, estamos sempre reunindo a equipe e capacitando para que eles aloquem da melhor forma possível o patrimônio dos clientes corporate. Hoje, essa parte de treinamento é um dos nossos pontos mais importantes”, diz.
O fato de as pessoas jurídicas serem estruturas mais completas e que demandam estratégias de maior complexidade, envolvendo temas como crédito e câmbio, também vem levando a Rio Capital a buscar parcerias para ampliar sua oferta de serviços e fazer do escritório um verdadeiro hub de soluções.
“Percebemos que, quando tomamos a confiança dos clientes em relação a seus investimentos, nos tornamos verdadeiros consultores da sua vida. Nesse processo de alocar recursos conosco, surge a necessidade, por exemplo, de buscar um crédito para comprar um imóvel ou até fazer um seguro. Em vez de indicar terceiros que prestam o serviço, resolvemos oferecer essa solução internamente”, resume.
Leia mais
“Por trás de uma PJ tem no mínimo uma PF que podemos trazer para nosso escritório”
K3 enfrenta desafio de formar assessor para o segmento PJ
Fernando Brunetti: “Hoje em dia o PJ está muito na vitrine”
Da entrevista à solução
De acordo com o executivo, a identificação das necessidades começa logo no primeiro contato com o investidor. Durante a entrevista, os assessores são orientados a entender a vida do cliente de maneira mais ampla e, a partir disso, levar opções que ajudem a concretizar seus planos.
“As pessoas buscam realizar sonhos com seus investimentos. Eles podem ser concretizados de duas formas: através de alocações que levarão um pouco mais de tempo, ou pode meio de uma solução que pode trazer isso em um prazo menor. Hoje, temos condição de ligar para o cliente e falar: ‘você sabia que consigo fazer um crédito imobiliário ou ajudar na reforma do seu apartamento?’. O banco não tem tempo de entender o cliente e dar essa visão personalizada, mas nós conseguimos”, afirma
Além das parcerias, outra iniciativa do escritório para oferecer um atendimento cada vez mais completo está no incentivo a seus profissionais buscarem a certificação CFP®. “O modelo que estamos buscando é o de cada vez mais ser um planejador financeiro. Temos especialistas em diferentes áreas, como renda fixa, renda variável, fundos imobiliários, crédito e pessoa jurídica. Investimento é nosso DNA e o ponto mais importante. Mas não podemos deixar de olhar e aproveitar outras oportunidades que o cliente busca”, afirma.
Texto publicado na edição 48 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do setor.