O Banco Safra tem planos ambiciosos para o seu canal de distribuição via assessorias de investimento, os antigos agentes autônomos, em 2023. Num auditório lotado, com cerca de 650 convidados, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, o grupo realiza desde cedo o seu Safra Invest Day, um evento dedicado a profissionais externos à estrutura da instituição e que captam recursos conectados à corretora.
“Em 2023, a gente quer ter um escritório, representante ou filial em cada cidade que tenha uma agência bancária de alta renda, vai brincar de War e ter uma fichinha em cada lugar”, comparou Mauricio Ceará, diretor do Safra Invest. Para o ano que vem, ele disse que quer um encontro com cerca de 1 mil profissionais.
Segundo o executivo, o Safra Invest já agrega o terceiro maior número de assessores de investimentos do mercado brasileiro – atrás de XP e BTG Pactual, líderes do setor, com cerca de 11 mil e 4 mil profissionais, respectivamente.
Em 2022, 46% dos escritórios do Safra Invest cresceram a um ritmo de três dígitos, e 40% dobraram a base ativa de clientes. “Vamos buscar a consolidação e cada vez mais tapar o gap em relação aos competidores mais próximos e crescer mais do que a concorrência, tomando market share, ano após ano”, disse Ceará. “Mas não adianta crescer e captar, aumentar receita se não atender bem o cliente.”
Ceará comentou que o banco vem investindo na melhora da experiência do cliente e que o NPS dos escritórios é melhor do que se observa dentro da própria rede de agências do Safra. “Do lado dos assessores já é um número bom, mas a gente consegue ver boa melhora nos indicadores de atendimento adiante.”
Uma das evoluções que o grupo vai colocar nas ferramentas acessadas pelos assessores é a propensão de consumo de determinados produtos, uma solução em teste. A lógica é que em vez do profissional de atendimento ligar para o cliente “mais rico”, quando há uma alternativa que queira indicar, é fazer o contato com aquele que tem viés para aceitar a proposta e realmente fechar negócio, talvez o décimo da lista. “Nos pilotos que o banco fez, o resultado da performance é três vezes maior”, disse Ceará.
Leia a matéria na íntegra no portal Valor Invest.
Leia também
Fundo de Venture Capital da B3 recebe aval da CVM para fazer investimentos
Pesquisa Genial: Maioria dos investidores considera que governo vai taxar lucros e dividendos
Santander Asset lança primeiro fundo com gestão global de renda fixa