Fonte. Portal Terra.
Com bons salários e muitas possibilidades de carreiras, o mercado financeiro tem atraído bastante interesse dos profissionais que buscam essas e outras qualidades. Para entrar com tudo no ramo, é preciso ficar por dentro das possibilidades e das habilidades exigidas para cada cargo.
“Ao buscar uma vaga, é interessante que você tenha uma graduação pertinente do setor e uma ou mais certificações financeiras básicas, ter interesse por finanças e pelo mercado econômico”, orientou a gerente da Divisão de Serviços Financeiros da Gi Group Holding, Ruth Camasmie, em entrevista ao Terra.
Ainda de acordo com Ruth, também é necessário estar disposto a se manter em constante atualização de leis e regulamentações, saber se comunicar de forma assertiva e empática, ser familiar à tecnologia e ter um ótimo nível de adaptabilidade, além de ter certificados da Anbima.
Veja quais são os cargos que estão em destaque, segundo um levantamento feito pela revista Exame:
Analista Financeiro – responsável pelo planejamento, interpretação e análise de dados financeiros de uma empresa. Acompanha o orçamento da empresa e identifica possíveis riscos financeiros.
Analista ou agente autônomo de investimentos – responsável por recomendar estratégias de investimento com base no perfil, metas financeiras e tolerância ao risco do cliente.
“Os agentes autônomos, analistas financeiros autônomos, podem estudar por conta própria, tirar certificações e atuar nas corretoras”, comenta Ruth.
Gestor de fundos – responsável pela tomada de decisões relacionadas à locação de ativos e ao desempenho de um fundo de investimento. Analisando o mercado, os gestores podem decidir como alocar os recursos da empresa.
Analista de crédito – responsável pela avaliação de riscos e tomada de decisões à concessão de crédito a indivíduos ou empresas.
Especialista em finanças corporativas – responsável pelo desenvolvimento e execução de planos financeiros de longo prazo da organização. Isso pode envolver a elaboração de orçamentos, projeções financeiras, tomada de decisões de investimento, relacionamento com investidores e definição de estratégias de alocação de recursos.