Em meio à briga por espaço entre as plataformas de investimento, o Santander anunciou um conjunto de iniciativas para ampliar sua presença neste mercado. As medidas incluem a contratação de 1200 assessores, 100 traders, reformulação do seu ambiente digital e a criação de agências físicas vocacionadas e investimento em 23 cidades do país para dar suporte ao trabalho dos novos profissionais.
Uma das novidades trazidas pela empresa está no modelo de trabalho proposto aos novos assessores. Enquanto as empresas em geral buscam profissionais que tragam uma carteira para ser administrada, o banco aposta no caminho inverso, e vai disponibilizar a cada contratado 100 dos seus clientes investidores. O funcionário já garante uma remuneração apenas pela manutenção dessa receita, e pode incrementá-la à medida que negocia novos produtos com a carteira atual ou adiciona a ela novas pessoas.
Além disso, o Santander planeja oferecer uma remuneração adicional acima da média do mercado justamente por possibilitar uma relação direta entre o assessor e a corretora, eliminando a mediação de um escritório. A instituição ainda conta com programas para auxiliar os profissionais na obtenção de certificações para atuar na área, como CEA (Certificação de Especialista em Investimentos), concedida pela ANBIMA.
“Buscamos advisors que, além de entenderem de investimentos, tenham como propósito contribuir para que os investimentos dos clientes prosperem e, acima de tudo, tenham espírito empreendedor para construir junto com o Santander esse projeto que visa posicionar o banco como uma das principais casas de investimentos do mercado. Por isso, oferecemos uma remuneração atrelada ao seu protagonismo, com comissão acima da média do mercado e sem teto”, destaca Luciane Effting, superintendente executiva de Investimentos do Santander Brasil.
As novas vagas serão disponibilizadas em diferentes regiões do país, e os contratados poderão atender os clientes de forma remota ou presencial. No primeiro caso, eles terão o apoio de um novo portal para clientes investidores, que deve entrar no ar até o final do semestre, oferecendo produtos, conteúdos informativos, recomendações e acompanhamentos das aplicações de forma personalizada. Já no segundo, contarão com o suporte de agências vocacionadas a investimentos distribuídas por 23 cidades, com infraestrutura física para atender os clientes.