Assessora da Mesa de Operações da Valor Investimentos no Distrito Federal, Sara Ferreira, de 22 anos, destaca a rotina do agente autônomo que trabalha nesta área dos escritórios. “O mercado abre às 10 horas (podendo ter leilão de abertura de alguns ativos alguns minutos antes) e fecha às 17 horas. Após o encerramento do pregão, ainda há o leilão de fechamento, e de 17h30 às 18h o after market. E na terceira sexta-feira do mês, devido ao exercício de opções, o after ocorre entre 19h e 19h30. Antes do pregão, há necessidade de leitura e buscar informações sobre os principais acontecimentos do dia anterior. É muito importante que os assessores da mesa conheçam sobre o mercado e o que pode impacta-lo”
O funcionamento da mesa ocorre através de plataforma de negociação na B3 e BMF, onde o investidor pode negociar ações, ETFs, commodities e etc. Para um escritório ter uma mesa de operações, Sara ressalta que é necessário uma assessoria grande, que faça sentido ter profissionais focados em determinados produtos.
Estar em contato com especialistas e reduzir o risco de erros operacionais que o investidor pode ter são vantagens que os clientes possuem ao utilizar os serviços de uma mesa de operações. Na Valor, os principais mercados investidos são: Mercado à Vista, mercado futuro e mercado de opções. “Quem trabalha diretamente com operações da mesa, não apenas possui um vasto conhecimento sobre tipos de ordens e possibilidades de investimentos, mas acompanha de perto o mercado e seus desdobramentos”, destaca a assessora.