Com mais de 25 anos de atuação na área de investimentos e R$50 bilhões sob gestão e administração, a SulAmérica Investimentos deu o primeiro passo para a entrada no segmento imobiliário com o lançamento de um fundo de fundos. Pertencente ao Grupo SulAmerica, que tem atuação tradicional no ramo de seguros, a gestora de ativos amplia sua oferta para além do público institucional e agora passa a contar com produtos também voltados ao varejo.
Para Marcelo Mello, VP de Investimento, Vida e Previdência da SulAmerica Investimentos, a iniciativa representa um importante passo para complementar o portfólio do Grupo, que reúne opções customizadas para todos os perfis de clientes, aliando consistência, transparência e rigoroso controle de risco.
“A entrada no segmento imobiliário traz uma maior diversificação de opções de produtos, que já conta com fundos de ações, renda fixa e multimercado. Vimos esse setor de imóveis se desenvolver de forma substancial no Brasil e acreditamos que é um ótimo momento para aumentar o empenho nesta oferta”, revela em entrevista à CRC!News.
O novo fundo é o resultado de uma série de mudanças pelas quais a gestora passou recentemente. A equipe, que reúne cerca de 75 colaboradores especialistas, ganhou reforço com a chegada de dois novos integrantes no primeiro trimestre: a economista-chefe Natalie Victal e o superintendente de renda variável e long-based Gilberto Nagai. Nos últimos meses, também foi criado um núcleo de inteligência quantitativa, responsável pela análise de cenários, ativos e tomada de decisões baseadas em dados.
“Desde 2020, temos realizado investimentos no time de Crédito, que recentemente expandiu sua atuação para a área de investimentos imobiliários. Com a vinda de Paulo Castro, profissional bastante experiente que já atuava no setor e assumiu a superintendência de imobiliários, a asset tem estruturado novas estratégias. Nesse primeiro momento, estamos mais focados no investidor profissional. A segunda fase prevê expandir para os demais públicos”, explica Mello.
Com uma oferta bastante estruturada, a empresa tem como desafios convencer o cliente que compra seguros a também investir por meio do Grupo. Nesse sentido, a gestora aposta na força e no reconhecimento da marca. “Nos últimos anos, a SulAmérica Investimentos cresce de forma consistente, aumentando sua base de clientes provenientes de outros produtos da companhia ou que chegam por plataformas de investimentos como a Órama, a quem somos associados. Desta maneira, conseguimos atingir todos os tipos de público: institucionais – como fundos de pensão, seguradoras e outras empresas -, distribuidores externos – como instituições financeiras, corretoras, family offices e plataformas -, além de pessoas físicas de alta renda”, acrescenta.
Fundo de fundos
A entrada da SulAmérica Investimentos no segmento imobiliário se dá por meio de um fundo que fará alocação em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), além da compra de cotas de fundos de investimento imobiliários disponíveis na B3. De início, serão priorizadas cotas de títulos de crédito.
“No momento, o foco está voltado para os fundos ‘de papel’, com lastro financeiro em títulos do setor. O objetivo de retorno é IPCA + 8% ao ano. Este produto é dedicado a investidores profissionais e tem o objetivo de trazer um potencial de diversificação em nossa carteira de clientes”, completa.
Texto publicado na edição 45 da revista CRC!News. Acesse e leia as principais notícias do mercado de assessoria de investimentos.