A XP, com o programa XP Future, irá capacitar profissionais de vendas para atuação no mercado financeiro com a disponibilidade de 1.500 vagas em todo o país.
“Faz parte dos nossos planos ampliar a presença em cidades fora dos grandes centros, com população na casa dos 100 mil habitantes. Para isso, resolvemos retornar às origens e lançar uma espécie de curso profissionalizante para formar novos assessores até o fim de 2022. A meta é de que cada Estado brasileiro tenha, pelo menos, 30 selecionados”, à CRC!News, Julio Mello, head Comercial da XP e Bruno Ballista, head de Assessoria e Relacionamento com clientes.
Ambos são os responsáveis pelo projeto e acreditam que essa é a maneira de ampliar cada vez mais a presença da companhia no Brasil. A ideia é democratizar esse assunto que ainda fica muito restrito aos grandes polos financeiros do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Com a criação do XP Future, eles possuem o objetivo de recrutar novos talentos e treiná-los para que se tornem futuros assessores de investimentos. “Essa é uma das profissões mais desejadas do país. Pretendemos abrir pelo menos cinco pontos físicos da XP até o fim do ano, com uma expectativa de cem unidades de atendimento durante o ano de 2022. Nossa intenção é aproximar a participação média da XP daquela que a plataforma possui em São Paulo e Rio de Janeiro, de cerca de 25%”, revelaram.
A integração dos que forem selecionados será dentro da própria XP e parte pelos escritórios parceiros, sempre de acordo com as necessidades e especificidades de cada região. “Sempre fomos o principal patrocinador da profissão de assessor no Brasil e entendemos que este projeto vai fortalecer ainda mais o processo de expansão de todos os nossos parceiros”.
Como participar
Qualquer pessoa que tenha interesse em se tornar um assessor de investimentos pode se candidatar para participar do XP Future. Para isso, basta acessar aqui o link, composta por uma prova escrita para medir aspectos culturais e sociais. Em seguida, o candidato que conseguir vencer a primeira etapa deverá gravar um vídeo contando sua estratégia comercial e as razões pelas quais a XP deveria contratá-lo.
Ao término, os recém-contratados (as), após aprovados pelo comitê de jurados (formado por diretores ou sócios da XP), iniciam imediatamente processo de treinamento e imersão de um mês, composto por palestras presenciais e trilhas de conhecimento (discurso, entonação comercial, técnicas de vendas, redes pessoais, etc.) até plataforma de produtos XP, mercado financeiro e macroeconomia.
Leia mais destaques do setor na revista CRC!News, texto publicado na edição 37.