A XP Investimentos criou na última semana o Selo de Governança e Integridade para os escritórios de agentes autônomos de investimentos. Em conversa com a CRC!News, Tiago Barsalobre, responsável pela área de Governança de Assessores na XP, destacou que a corretora busca qualificar e avaliar os parceiros que estiverem dentro das regras de conformidade da XP Investimentos, levando em conta aspectos como governança corporativa, integridade e participação em treinamentos regulatórios.
“Tínhamos um sonho antigo de criar um Selo para qualificar os AAIs com base em critérios de governança corporativa e conformidade, mas ainda era necessário superar alguns desconfortos na métricas e padronização dos nossos dados. Desde o início do ano aprofundamos a ideia, nos baseamos em alguns critérios do próprio Programa de Qualificação Operacional da B3 e aplicado pela BSM (órgão auto regulador da Bolsa) na qualificação das corretoras, também entendemos o que seria ter uma boa governança e assim surgiu nosso Selo”, explica o responsável pela área de Governança de Assessores.
Todos os AAIs vinculados à XP estão inscritos no programa que possui três pilares fundamentais. 1) Governança, quando o escritório responde um self assessment e é auditado. 2) Integridade, que leva em conta a supervisão contínua feita no escritório em um período de 12 meses; 3) Educacional, com a participação e notas dos assessores em trilhas de cursos na Universidade XP (ferramenta interna de treinamentos da XP).
Confira a íntegra na revista CRC!News desta semana.