O mundo da Fórmula 1® transcenderá as pistas de corrida e estará no Rio de Janeiro, a partir de 8 de julho, quando começa na cidade uma experiência imersiva itinerante, promovida pela XP e pela equipe inglesa de automobilismo Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® Team (AMF1® Team).
De abril a novembro, alguns dos principais shoppings do Brasil receberão a ativação, totalmente gratuita e aberta ao público, que promete transportar as pessoas para dentro do universo das corridas. No Rio de Janeiro, o Barra Shopping será o local escolhido para abrigar o evento, que vai até dia 27 deste mês.
Entre as atrações, estará uma réplica de um carro da Aston Martin F1®, simuladores semelhantes aos usados para preparação dos pilotos da equipe (como Fernando Alonso e Lance Stroll), testes de agilidade, foto virtual com os pilotos, loja com produtos XP e AMF1®, e memorabilia do esporte, com itens originais da escudeira como luvas e capacetes. O circuito começou em São Paulo, agora, está no Rio, e seguirá para Belo Horizonte.
Depois, retorna a São Paulo para a Expert – maior festival de investimentos do mundo –, então vai à Porto Alegre e, por fim, volta à capital paulista em uma ação paralela ao GP de São Paulo. A ativação foi idealizada e produzida pela Octagon Latam, agência de marketing esportivo e entretenimento que vai operar o projeto em todas as fases.
“Performance, garra, superação e persistência são valores que nós, da XP, compartilhamos com a equipe da Aston Martin F1® Team. E esse é o nosso propósito como time de marketing: investir em pautas que se conectam com os valores da nossa marca. Por isso, o circuito XP Aston Martin F1® Team vai proporcionar uma experiência completamente imersiva e exclusiva. Queremos nos aproximar dos fãs brasileiros do automobilismo e levar o universo da F1® para perto do maior número de pessoas.”, avalia Lisandro Lopez, Chief Marketing Officer (CMO) da XP Inc.
“É mais um reforço do compromisso da XP de aproximar os fãs brasileiros da Fórmula 1®, por meio de um projeto grandioso. O automobilismo tem uma enorme popularidade no mundo todo, e vale lembrar que o Brasil é, há muito tempo, o coração da modalidade, com pilotos lendários, que deixaram marcas eternas na história do Grand Prix. Esta iniciativa incrível reforça a conexão da XP com o povo brasileiro e o amor histórico pela F1®. A exposição itinerante também alinhada a um investimento significativo que a XP fez em talentos do esporte brasileiro. Junto à XP, estamos orgulhosos de poder fazer nossa parte nesta jornada”, reforça Rob Bloom, Chief Marketing Officer (CMO) da Aston Martin F1® Team.
A XP e a Aston Martin F1® Team firmaram acordo de patrocínio no segundo semestre de 2022, quando o piloto brasileiro, Felipe Drugovich, foi contratado como piloto de testes da escuderia. Segundo Lopez, a intenção do patrocínio e de ações como a mostra itinerante é fortalecer a identificação do brasileiro pelo esporte, e engajá-lo na torcida para que o Brasil volte a ter um representante nas corridas de F1®.
“Acreditamos que a Aston Martin F1® Team e o Drugovich voltarão a colocar o nome do nosso país no topo. Se olharmos para os nomes nacionais que tivemos no esporte, como o eterno Ayrton Senna, sabemos exatamente o que os pilotos brasileiros podem alcançar. Temos um histórico extraordinário com o automobilismo, e investimos para atualizar esse legado, colocando o Brasil de volta no mapa da F1®”, afirma Lopez.
Confira a agenda atualizada da experiência imersiva itinerante:
- Rio de Janeiro – Barra Shopping
De 8/07 a 27/07
- Belo Horizonte – Shopping BH
De 04/08 a 23/08
- São Paulo – Expert XP
De 31/08 a 3/09
- Porto Alegre – Shopping Praia de Belas
De 19/09 a 01/10
- São Paulo
De 03/11 a 05/11