Fonte. Empiricus.
Existem diversos profissionais com responsabilidades diferentes atuando no mercado financeiro. Porém, maneira geral, é possível dizer que existem basicamente duas áreas de atuação com atribuições distintas: o sell side e o buy side. Ao fazer uma tradução rápida já é possível entender do que se trata estes termos e sua importância no mercado.
O que é Sell Side?
Em tradução livre, sell side significa “lado da venda”. Ou seja, o sell side representa as áreas e atividades do mercado que focam em criar, promover e vender diversos ativos, como ações, câmbio e títulos.
Dessa forma, o sell side assume o papel de intermediário entre os emissores dos títulos e os interessados na compra. O lado da venda tem uma composição variada, que inclui:
- Agentes autônomos de investimentos;
- Analistas de investimentos;
- Corretoras de valores mobiliários;
- Bancos de investimentos.
Como o Sell Side funciona?
O sell side funciona como um agente do lado da venda, trabalhando constantemente para que seus clientes e outros investidores tenham acesso a investimentos de qualidade.
Os profissionais que atuam assim podem ser remunerados de forma fixa, quando são contratados para emitirem relatórios e fazer análises, ou de maneira variável, recebendo comissões dos papéis negociados com os clientes.
Em sua atuação, os agentes do “lado da venda” devem classificar as opções disponíveis no mercado, orientando os clientes sobre o que comprar, manter e vender.
Para fazer isso, eles emitem relatórios de pesquisa constantes sobre as empresas presentes na bolsa de valores, para que os investidores tenham acesso a todas as informações fundamentais e tomem a melhor decisão sobre cada ativo de interesse.
Os dados que constam nos relatórios são obtidos de várias formas, principalmente pelos demonstrativos financeiros da empresa. Assim, eles podem guiar os clientes com as seguintes informações:
- Projeções futuras: o que é esperado que aconteça com uma empresa em termos de rentabilidade, gestão e outros;
- Estimativa de rentabilidade: são relatórios que focam nos resultados financeiros que uma ação pode proporcionar;
- Recomendações: com base em todos os dados, o analista do lado da venda vai fazer suas recomendações de negociação.
Qual a relação entre Sell Side e Buy Side?
Sell side e buy side são setores de atuação opostos no mercado, mas que se complementam. Enquanto o lado da venda pesquisa e indica quais as melhores opções de produtos disponíveis ao investidor, o lado da compra analisa essas opções e adquire os produtos de interesse.
Ou seja, a diferença entre eles está em seu lado de atuação no mercado. Enquanto o sell side atua na promoção e venda de ativos, o buy side busca pelas melhores opções de compra.
Os analistas buy side atuam junto a grandes instituições, aconselhando e executando o investimento nos melhores ativos no mercado. Além disso, eles tendem a manter segredo sobre suas recomendações e revelá-las apenas para os grupos de seu interesse.
Já o sell side é mais aberto quanto à distribuição de suas recomendações. Em suma, estes dois grupos são responsáveis por uma grande movimentação no mercado.
Confira a íntegra no link.