Análise de Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora sobre a abertura de mercado de hoje, dia 4 :
- Hoje, as bolsas lá fora amanheceram sem uma direção definida. Antes, recapitulando: sexta-feira foi um dia bastante positivo para o mercado global. Isso por conta de uma boa notícia, a de que a farmacêutica Merk desenvolveu um remédio que reduz em 50% o risco de hospitalização e morte por Covid-19. O anúncio impulsionou, inclusive, o Ibovespa, que fechou em alta de 1,7%. Nesta segunda-feira, os futuros dos EUA caindo em torno de 0,2%. Por lá, os investidores continuam acompanhando a desaceleração do crescimento frente a uma alta da inflação. E o dado mais importante que vai sair essa semana sobre a economia americana é o de emprego, na próxima sexta-feira, 8. Até lá, investidores atentos.
- Na Europa, as bolsas sobem 0,1% e por lá a preocupação se refere ao combustível e ao gás. Essa questão de escassez de fontes energéticas liga o sinal de alerta no mundo todo, inclusive na China. Por lá os mercados estão fechados devido ao feriado nacional, mas segue no radar a crise energética global. Ainda sobre Ásia, em Hong Kong, o índice está aberto e fechou no campo negativo em 2,2%, isso por conta mais uma vez da Evergrande e as preocupações envolvendo a empresa. As negociações foram suspensas, isso porque eles estão numa transação importante, pois ela pode chegar a vender mais de 50% de uma participação que a incorporadora tem uma holding para fazer frente às dívidas de curto prazo.
- Do lado das commodities, os investidores seguem atentos ao preço do petróleo, pois a Opep+ está se reunindo para discutir como fica os níveis de produção.
- O Ibovespa, apesar de ter tido uma sexta-feira no positivo, fechou a semana com perda de 0,3%, nos 112.9 mil pontos. Por aqui, seguimos acompanhando as discussões sobre precatórios e orçamento. O que será destaque esta semana será a divulgação do IPCA e do IGPDI, dados de inflação para acompanharmos — indicadores que andam preocupando.