Hoje, a gente amanhece com os mercados lá fora no positivo. Então, o futuro dos Estados Unidos subindo em torno de 0.8 %, mostrando alguma força para recuperar depois do pensamento negativo ontem em virtude das tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia
Referente a esse assunto, como resposta ao avanço das tropas russas, os líderes ocidentais começaram a anunciar algumas sanções sobre o país. Então, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estabeleceu algumas medidas que têm como alvo os bancos russos e também a dívida pública. Na mesma linha, a Alemanha interrompeu a aprovação do gasoduto Nord stream 2 que liga a Rússia à Alemanha. Embora essas medidas possam representar o início de uma resposta, a gente ainda pode ver medidas mais severas pela frente, pelo menos o que foi anunciado até o momento deve ter um impacto reduzido na economia russa, mas seguindo aqui a tendência das bolsas positivas, Europa também sobe perto de 0,9 %, e na China bolsas encerraram em alta, impulsionadas pelos incentivos governamentais. Então, o governo na cidade de Hong Kong já estabeleceu pequenas e médias empresas não podem postergar o pagamento da dívida de aluguéis em até seis meses, aí buscando aliviar o impacto sobre a economia causado pela nova onda de contaminação da variante Ômicron.
Dando continuidade, commodities mistas. Aqui no Brasil, o que a gente acompanhou foi um fechamento na terça-feira, do Ibovespa, em alta, descolando mais uma vez positivamente dos mercados lá fora, nos 112,8 mil pontos. Essa alta ganhou amplitude no final do pregão, mesmo após os anúncios , na verdade, depois dos anúncios das sanções à Rússia anunciadas pelo presidente Biden.
Vale lembrar aqui que, em termos de investimento Global, o Brasil pode ser visto como um substituto da Rússia. Então, de certa forma, a gente pode se beneficiar do fluxo de Capital estrangeiro, a gente pode se beneficiar da aversão aos riscos para Rússia como substituto de Capital Estrangeiro. Então, mais uma vez nessa linha, impactada pelo fluxo de capital estrangeiro que segue caminhando para o Brasil, o dólar caiu, então fechou ontem a R$5,05. Então aí já é ampliando a queda. E hoje (23) mais um movimento de queda, cotado a R$5,02. Ou seja, menor patamar de preço desde julho do ano passado.
Aqui no Brasil, o que tivemos de divulgação hoje foi o dado de IPCA-15 de fevereiro, ou seja, o dado de inflação. O consenso era uma expectativa de alta, uma expectativa de alta de 0.87%, mas a gente viu que esse número veio maior ,em 0.99%. Então, acima da expectativa do consenso e também acima do dado de janeiro. Com isso, o IPCA acumula alta de 1.58% no ano e um avanço de 10.76 pontos em 12 meses. A gente sabe que esse aumento dos preços podem impactar negativamente alguns setores como o varejo, mas esse aumento do preço, acima do que o esperado, já pode continuar impactando negativamente setores como o varejo, mas a gente já vem vendo esse aumento da inflação contínuo. que tem inclusive reverberado nas decisões de política monetária para aumento de juros. Então, apesar de ter vindo acima do esperado, a gente não diria que esse aumento da inflação escalado é algo novo.