Mercados globais amanhecem mistos nesta sexta-feira, após dia de queda ontem, especialmente entre as empresas de tecnologia. A queda reflete principalmente a continuação do movimento que chamamos de rotation. Em bom português, um movimento de rotação de investimentos de ações de crescimento para ações de valor. O movimento é impulsionado pela iminente alta dos juros nos EUA – cada vez mais reforçada por membros do Banco Central americano, o FED.
A retirada dos estímulos monetários e as expectativas de juros mais altos pressionam as ações de empresas consideradas de crescimento. Ou seja, que dependem mais do seu crescimento no longo prazo. Com juros mais altos, muitas dessas empresas terão seu financiamento mais caro, além de seu valor hoje em um nível menor (quando considerado o valor que terão no futuro, algo que chamamos de valor presente, em finanças).
Assim, acontece o movimento de “rotação” de investimentos para ações de empresas que não tem tanto do seu valor alavancado no futuro – as chamadas empesas de valor.
Divulgada ontem, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Produtor dos EUA (PPI) veio abaixo das expectativas, indicando que as pressões inflacionárias globais podem estar começando a diminuir.
Em uma manhã de dados positivos sobre a economia global, a produção industrial do Reino Unido cresceu acima do esperado, enquanto o PIB da Alemanha veio em linha com o esperado, indicando recuperação gradual da maior economia da União Europeia.
Já a China registrou superávit comercial acima do esperado em 2021, puxada por exportações. Em dezembro, as exportações da China aumentaram 20,9% em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao crescimento de novembro, mas acima das expectativas.
No Brasil, deputados, senadores e ministros enfrentam embates para a distribuição do Orçamento de 2022. A nova crise fez com que Bolsonaro transferisse a palavra final sobre a execução orçamentária do Ministério da Economia para a Casa Civil – o que acaba por gerar mais incerteza no cenário político. Ao mesmo tempo, sindicatos de servidores públicos aumentam a pressão por salários mais altos. A pressão começou quando o governo levou ao Congresso a proposta de Orçamento com reajustes salariais apenas para as forças policiais. Isso representa um risco fiscal importante para este ano, já que não há espaço dentro do teto constitucional de gastos para um aumento dos salários de todas as carreiras dos servidores.
O início da temporada de resultados de empresas listadas nos EUA é destaque hoje, assim como a divulgação de dados de produção industrial e vendas no varejo por lá. Por aqui, após a divulgação de dados melhores do que o esperado no setor de serviços ontem, o destaque fica para as vendas no varejo – importante para sinalizar o estado da economia brasileira ainda no final de 2021.