O Clube FII, maior comunidade e plataforma digital de informações de Fundos Imobiliários (FIIs) do país, acaba de acertar a chegada de um grande aliado em seu quadro societário. O empresário Eduardo Mira, ou Professor Mira, como é conhecido pelos seus mais de 40 mil alunos e por uma legião de investidores, adquiriu 10% do negócio, que tem cerca de 315 mil investidores cadastrados (próximo a 20% do total de investidores em FIIs na B3) e planeja dobrar de tamanho em 2023.
Mira é o sócio estratégico que irá ajudar Rodrigo Cardoso de Castro, sócio fundador e CEO do Clube FII, a pôr em prática o plano de se tornar também a maior escola imobiliária do Brasil. “Além de contarmos com a experiência de um dos maiores e mais respeitados especialistas em educação financeira do país, Mira traz na bagagem uma visão de negócios muito diferenciada, que será fundamental no ano em que ampliaremos nossa vertical de educação para um novo patamar, além das novas linhas de receita que já estão sendo criadas com seu apoio, reforçando nosso DNA digital”, afirma o CEO.
O ambiente de ensino da empresa, até então, tinha como principal estratégia atuar como um canal secundário de obtenção de novos usuários para utilizar a plataforma, sem focar em ganho de escala ou na ampliação do leque de cursos ofertados. Nos últimos 4 anos, o Clube FII registrou 2,3 mil alunos inscritos nos cursos oferecidos dentro da plataforma. Com a chegada do Professor Mira como novo sócio estratégico da empresa, a meta é, apenas em 2023, obter um salto de quase 300%.
“O ano de 2022 trouxe novos marcos e quebra de recordes inéditos conquistados por nosso time: triplicamos o tamanho de nossa equipe (hoje em 30 pessoas), aumentamos nossa base de usuários em 12% e ampliamos para 78 mil o número de carteiras simuladas cadastradas, totalizando mais de 11 bilhões de reais. Esta nossa nova fase, agora com a chegada do Mira como sócio, trará resultados ainda mais promissores em 2023, destacando nossa presença em educação financeira”, exalta Felipe Guinle, investidor e co-CEO do Clube FII. Em um ano desafiador para o mercado financeiro, a base de investidores de FIIs cresceu 27% no Brasil até novembro de 2022, alcançando 1,97 milhão de CPFs, segundo a B3.
A grande missão do Clube FII é ampliar um dos maiores hubs de informação dedicados a quem já investe em Fundos Imobiliários, para se tornar também uma porta de entrada aos investidores iniciantes nesta modalidade. “O brasileiro já tem uma cultura forte de investir em imóveis, mas ainda engatinha em FIIs. Vamos atuar no topo do funil pela primeira vez, democratizando o conhecimento desses e de outros ativos, produzindo pelo menos 10 vezes mais cursos online, presenciais e conteúdos gratuitos do que estamos entregando no momento”, diz Mira, que é professor há 20 anos, investidor há 26, analista CNPI-T e já vendeu mais de R$ 70 milhões em cursos próprios em parceria com a Me Poupe!, da especialista em comportamento financeiro Nathalia Arcuri.
Segundo Guinle, a chegada de Mira completa o time societário que vai liderar a transição da área educacional e das áreas de assinaturas B2C e B2B da empresa, onde novos produtos e serviços estão sendo incorporados à plataforma. “O Clube como conhecemos está em transformação e se tornando algo ainda maior. Estamos ampliando nosso ecossistema de informações para Fundos Imobiliários de papel, CRIs, FIDCs, FI Infra, FIIs não listados e REITs – os Fundos Imobiliários norte-americanos – por exemplo, para atender com excelência todos os perfis de investidores que passarão a acessar a nossa plataforma. Em paralelo, vamos continuar a alavancar a geração de negócios no B2B, com novas ferramentas de inteligência de dados do mercado – algumas já em versão beta sendo utilizadas por gestores clientes – potencializando o alcance de nossas análises e ciência de dados voltadas para todos os players do mercado”, revela.
Mercado potencial
Com a estratégia de ampliação do público-alvo, a empresa planeja conquistar uma fatia mais generosa do mercado, estimada em 17,5 milhões de pessoas consideradas Planejadoras (9,5 mi) e Poupadoras (8 mi), segundo estudo conjunto do Google Integrated Analytical Team, Liga Pesquisa e Provokers realizado no Brasil.
Atualmente, cerca de 4,6 milhões de pessoas investem na bolsa de valores, o que representa apenas 2,5% da população brasileira. Por outro lado, o número é 38% maior do que no último ano, segundo a B3.
“Esse retrato mostra o interesse real e potencial do mercado nacional de renda variável, já que mesmo com todo esse crescimento, menos de 1% da população brasileira investe em FIIs. A título de exemplo, nos EUA, 44% da população (145 milhões de pessoas) investe em REITs, segundo a associação nacional do setor (NAREIT)”, aponta Cardoso. Para o CEO da plataforma, todos os incentivos de fomento são bem-vindos. “O Clube FII foi lançado em um momento em que havia menos de 100 mil investidores de FIIs na B3. Vejo esse mercado como o mais democrático da indústria financeira, pois permite acesso do pequeno investidor a participar como sócio dos melhores empreendimentos do Brasil. Queremos acelerar ainda mais o crescimento da indústria e protagonizar a nova fase de desenvolvimento do nosso mercado”, finaliza Cardoso.
Quadro societário completo
Em maio deste ano, o Clube FII anunciou uma rodada de investimento de 10 milhões de reais liderada pela ENE, fundo de venture capital de Felipe Guinle, e pelo Grupo Solum, de Rodrigo Fiszman e Donato Ramos.
Parte da captação foi realizada via equity crowdfunding através da plataforma de investimentos Beegin, controlada pela Solum, que juntamente com a ENE passou a dividir o quadro societário com o fundador Rodrigo Cardoso. Eduardo Mira, seguido do pool de ações reservado aos executivos da empresa, completam a sociedade.
Sobre o Clube FII
O Clube FII é a maior e mais completa plataforma digital do Brasil dedicada a conteúdo, notícias, análises e dados sobre Fundos Imobiliários (FIIs). 100% digital no modelo SaaS full (software as a service para B2C e B2B), a empresa é pioneira no setor desde 2015 – ano de sua fundação – e se consolidou como principal player independente dedicado ao mercado de ativos imobiliários, que hoje reúne cerca de 2 milhões de investidores de (FIIs) na B3. Em sua base, o Clube FII possui cerca de 315 mil usuários cadastrados, além de possuir um repositório estruturado de data science com mais de 500 milhões de dados em seu data lake. Hoje, a empresa reúne mais de 73 mil carteiras de investimento simuladas de FIIs ativas, totalizando mais de R$ 11 bilhões em ativos registrados na plataforma.
Leia mais
Acreditamos que a taxa de juros vai se manter mais alta, diz CIO da Apollo
Nubank encerra serviço de assessoria de investimentos e demite 40
Pesquisa XP com assessores e clientes sobre investimentos