Da redação.
Principais trechos da fala inicial proferida por Nilton José Schneider David durante a sabatina realizada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira (10).
Ele foi indicado para ocupar o posto de diretor de política monetária do Banco Central, no lugar de Gabriel Galípolo.
Estabilidade de preços.
1) Considerou que a diretoria do Banco Central tem condições, mandato e instrumentos para entregar objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços.
Conjuntura econômica.
1) Pontou que o mundo vive um momento desafiador cercado por incertezas geopolíticas, do comércio global e da velocidade da desinflação.
2) Afirmou que esses desafios requerem um olhar atento à política econômica global, “afinal nosso país é parte desse contexto e ator importante no universo de mercados emergentes”.
Reservas internacionais.
1) Considerou que o Brasil apresenta sólidos fundamentos externos. A começar por reservas internacionais relevantes que combinadas com o regime de câmbio flutuante funcional forma a primeira linha de defesa do país, absorvendo choques e volatilidades.
2) Destacou que são as reservas que conferem segurança e dão conforto aos pagamentos dos compromissos externos do Tesouro, que hoje são uma fração delas.
View doméstico.
1) Disse que o país possui um dos menores índices desemprego da sua história, acompanhado de sólida expansão do crédito, da atividade e da renda.
2) Ressaltou que ao mesmo tempo a inflação e as expectativas têm se mantido acima do centro da meta e requerem atuação firme do Banco Central para o cumprimento do mandato para o qual lhe foi conferido.
Regime de meta.
1) Destacou que o regime de meta de inflação é um sistema consolidado no Brasil e que tem se provado apropriado para lidar com a operação regular da macroeconomia e seus choques.
2) Afirmou que os choques de preços precisam ser avaliados à luz de suas causas e grau de persistência.
Novas tecnologias/Inovação.
1) Disse que as novas tecnologias emergentes como blockchain, inteligência artificial e ativos digitais desafiam e encorajam o regulador a se manter na vanguarda desse debate.
2) Afirmou que esses temas serão cada vez mais presentes no dia a dia das famílias e da operação da política monetária no Brasil.