Os Fiagros ganharam rápida adesão por parte dos investidores brasileiros, embora sejam um produto financeiro relativamente novo no mercado. Tornaram-se um veículo acessível para que os investidores pudessem se expor ao agronegócio, um setor de grande relevância para a economia brasileira.
Gabriel Lago, sócio fundador da The Hill Capital, explica que os investimentos do agronegócio, como os Fiagros, apresentam diversas vantagens e importâncias para o investidor.
“O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, responsável por grande parte do PIB e das exportações do país. Além disso, a produção agropecuária é um mercado que tem se mostrado bastante resistente em crises econômicas”.
Lago também destaca que, embora muitos dos ativos do agronegócio exijam um valor mínimo de investimento, é possível começar com valores relativamente baixos, dependendo do tipo de ativo escolhido.
Com o crescimento desse mercado, muitos investidores se questionam quais são os critérios para selecionar os melhores Fiagros em 2023. Afinal, como escolher um bom Fiagro para investir?
Como escolher um bom Fiagro para investir?
Segundo Gabriel Diniz Junqueira, analista agro da Santa Fé Investimentos, ao realizar qualquer tipo de investimento, o investidor precisa ler atentamente sobre o produto. No caso dos Fiagros, ele destaca ser um ativo novo, cujo foco está em expor seus investidores a um dos principais setores da economia brasileira.
“Investir em Fiagros é acreditar na prosperidade e crescimento do agronegócio brasileiro, um setor pujante, tecnificado e com claras vantagens competitivas em relação a seus pares”, diz Junqueira.
No processo de como escolher um Fiagro para investir, é importante que o investidor tenha uma análise cuidadosa dos riscos envolvidos na alocação, estudo da carteira de ativos que compõem o fundo, análise macro de cada subsetor do agronegócio e o conhecimento da equipe de gestão, assim como suas perspectivas futuras para a carteira.
O analista acrescenta: “É muito importante que o investidor não baseie a sua decisão única e exclusivamente no dividendo pago mensalmente e sim na taxa interna de retorno do fundo. Lembre-se também que retornos maiores levam a riscos assumidos mais altos”.
No processo de como escolher Fiagros, os 5 principais critérios a serem observados são:
- Concentração e perfil dos devedores;
- Potencial de rentabilidade;
- Características dos ativos;
- Expertise da gestão no setor do agronegócio;
- Periodicidade dos rendimentos.
Leia o texto na íntegra no portal Suno.
Leia também
Para CVM, 2023 será o ano dos Fiagros de baixo carbono
Amanda Courada: “Há oportunidades em fundos de tijolo, papel e fiagros”
Valora Investimentos capta R$ 100 milhões para Fiagro