A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o MEC (Ministério da Educação) se juntaram em uma parceria para capacitar professores da rede pública do Brasil a respeito de educação financeira por meio de cursos gratuitos. A iniciativa almeja levar aos alunos temas como gestão de finanças, investimentos e planejamento financeiro .
O convênio assinado ontem (17), capacitará mais de 500 mil professores da rede pública (municipais, estaduais e militares) que lecionam do 9 ano do ensino fundamental e da 1 série do ensino médio. A expectativa é alcançar a meta em três anos, os cursos já estão disponíveis através deste link.
Importância do programa
Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2015 e 2018, o grau de educação financeira da população nas escolas e fora delas ainda está abaixo do desejável, apesar da educação financeira ser de grande impacto para a sociedade.
O programa beneficia muito mais que os alunos e professores, as famílias são diretamente impactadas, já que temas que antes ano eram falados, agora farão parte do dia-a-dia, como o planejamento financeiro e balanço de custos mensais.
Os benefícios do programa vão além, com a educação financeira em pauta entre os adolescentes, e os professores preparados para falar sobre o assunto, as situações de risco também tendem a diminuir, uma vez que homens com idade entre 30 e 39 anos, que possuem renda familiar de 2 a 5 salários-mínimos, pós-graduados são 91% das vítimas de golpes financeiros de acordo com uma pesquisa divulgada pela CVM.