Por Agência Estado
Com a desvalorização do real e o baixo desempenho do Ibovespa-1,17% em relação aos outros índices estrangeiros, os brasileiros ficaram mais atentos para a necessidade de diversificar os seus investimentos no exterior. Os ETFs norte-americanos têm sido uma das principais escolhas desses investidores.
De acordo com um levantamento feito pela PassFolio, corretora de investimentos voltada para o mercado acionário norte-americano, as aplicações em ETFs respondem por 58% do total de investimentos feitos por brasileiros dentro da plataforma durante o período de julho a outubro deste ano. No primeiro semestre, essa representatividade correspondia a 31% do volume total negociado.
Vanguard S&P 500 ETF (VOO), que investe em ações no índice S&P 500, Vanguard Real Estate Index Fund ETF Shares (VNQ), voltado para os fundos de investimento imobiliário, e iShares Gold Trust (IAU), fundo que segue o preço do ouro no mercado, foram os ETFs mais buscados pelos investidores brasileiros na plataforma nos últimos quatro meses.