A PEC dos Precatórios continua a assombrar o mercado e gerar incertezas para os investimentos financeiros. A primeira etapa da Proposta de Ementa a Constituição, votada na madrugada da quinta-feira (04) na Câmara dos Deputados, ainda depende de uma segunda votação na Casa antes de seguir para o Senado.
“A expectativa era de que a segunda votação da PEC tivesse acontecido ainda na quinta-feira, mas não aconteceu e a Bolsa fechou o dia com queda de 2% e antes disso ela estava andando de lado”, explicou a assessora de investimentos da Six Investimentos, Melany Guedes.
Se aprovada, a PEC abre espaço fiscal de R$ 91,6 bilhões para o governo em 2022, viabilizando o Auxílio Brasil de R$ 400,00, que substituirá o antigo programa Bolsa Família.
“Ainda há um longo caminho a ser percorrido no segundo turno e também no Senado. Sem uma decisão definitiva sobre a questão dos precatórios é possível que medidas como o Auxílio Brasil aumentem o nível de gastos para muito além do ideal para a economia Brasileira”, pontuou o especialista da Valor _investimentos, Everton Medeiros.
O mercado também reagiu, nesse caso, positivamente, à notícia divulgada pela Pfizer. A farmacêutica afirma que a pílula contra a Covid-19 desenvolvida apresentou resultados positivos e eficácia esmagadora, o que poderá trazer reflexos positivos para retomada econômica agrava pela pandemia.
“A gente está vendo que empresas ligadas ao turismo estão voltando a subir e acredito que tenha ligação com a pílula da Pfizer”, completou a assessora Melany Guedes
Expectativas para balanços internos
Na próxima semana teremos a divulgação dos resultados de importantes empresas do setor financeiro, como Banco do Brasil (BBAS3), Itausa (ITSA4), SulAmerica (SULA11) entre outras.
“Com esses resultados os analistas esperam ver quais empresas estão mais bem posicionadas para o cenário de juros crescentes no Brasil quando comparadas àquelas que já divulgaram seus números. Outros setores que também poderão ditar o movimento na próxima semana são os de alimentos, bebidas e agro, em empresas como JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3)”, explicou Medeiros.
Os dados referentes ao IPCA de outubro também serão divulgados, o mercado espera que o mensal fique em 1,25% e o acumulado de 12 meses em 10,33%, bem distante do centro da meta estabelecida pelo Banco Central.