Em mais um dia de atenções voltadas ao conflito entre Rússia e Ucrânia, a bolsa brasileira apresenta alta, com o Ibovespa sendo negociado próximo aos 115 mil pontos, puxados principalmente por empresas ligadas ao setor de commodities.
Apesar do movimento de Risk-off gerado pelo conflito, a bolsa brasileira tem surfado um bom momento dado o aumento de preço das commodities após as sanções à Rússia, além do cambio em patamares positivos para as empresas exportadoras.
Ainda no Brasil, o IGP-M divulgado na parte da manhã apresentou dados abaixo das expectativas do mercado. A inflação, que pode ser pressionada com as altas dos combustíveis e outras commodities, segue também nas atenções dos mercados.
O Boletim Focus elevou para 5,6% a previsão de inflação nesse ano, aumentando a distância além do teto da meta para 2022, que é de 3,5%. A pesquisa mostrou também a expectativa de dezenas de economistas para o cenário de taxa de juros Selic em 12,25% neste ano e 8% ao fim de 2023.
As bolsas americanas também negociaram em alta no dia de hoje, após o Presidente do FED sinalizar que um aumento na taxa de juros deve ocorrer ainda nesse mês. Powell diz que, apesar das incertezas geopolítica, apoia o aumento de 0,25 ponto percentual da taxa de juros nos EUA para combater mais ativamente a inflação no país, que apresentou fortes resultados no mercado de trabalho.