Pesquisa realizada pela corretora Genial Investimentos em parceira com a Quaest Consultoria mostra que a grande maioria dos representantes do mercado financeiro considera como “alta” a chance de o atual governo implementar a taxação sobre lucros e dividendos, nos próximos meses.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de março e contou com 100 entrevistas com fundos de investimentos, com sede em São Paulo e Rio de Janeiro. O público alvo foram os gestores, economistas e tomadores de decisão.
Do total, 66 consideram como “alta”, 19 regular e 15 baixa as chances da implementação de um tributo para lucros e dividendos.
Grandes fortunas
O entendimento dos players do mercado inverte quando a questão se trata da possibilidade de taxação de grandes fortunas.
18 consideram como alta, 34 como regular e 49 como baixa chance.
Atualmente, o governo não trabalha com nenhuma proposta para a taxação da renda. A ideia é iniciar a discussão apenas depois de encerrar o debate sobre a Reforma Tributária que trata do consumo. Ainda não há uma previsão de o Congresso votar a reforma.
Em relação às mudanças nas regras tributárias, 32 consideram como alta a chance de ela ser aprovada, 41 regular e 26 baixa.