Desde o ano passado, a Allure Capital tem investido em ampliar o conhecimento de seus investidores. Com a intenção de levar cada vez mais educação financeira para a população brasileira, os sócios do escritório se juntaram para realizar uma série de conteúdos voltados à disseminação de conceitos sobre o tema.
O início do projeto se deu com a chegada de Rhenan Clemente, em setembro de 2021, que coordenou o desenvolvimento e expansão da área de educação dentro da operação. Por meio das mais diversas iniciativas educacionais, como especializações, imersões, mentorias, palestras e cursos, os assessores da Allure vem contribuindo para o avanço do setor.
“Queremos chegar até aqueles que já começaram a investir para que eles se desenvolvam pouco a pouco, saiam da poupança e comecem a ir para uma renda fixa. A ideia é ir subindo a escadinha dos investimentos. Não só elas, como também quem ainda não começou. Assim, trabalhamos com os nossos próprios clientes, mas também com quem deseja aprender”, relata o Head de Educação Financeira da Allure, em entrevista à CRC!News.
Um dos principais produtos são vídeos instrutivos que dão ao investidor um background do mercado de capitais, com aulas que ensinam a que é metodologia aplicada dentro da Allure, chamada POCI – Pense, Organize, Conheça e Invista. Clementino gosta de associá-la com a palavra “posse”, pois ajuda a entender melhor o conceito. “Ensinamos o investidor a ter ‘POCI’ da sua vida”, brinca.
Outro exemplo prático de como esse trabalho tem sido realizado por meio da educação se deu por meio de uma consultoria realizada junto a uma empresa de administração de cartão de crédito. Após conhecer os colaboradores e entender suas necessidades, a Allure realizou uma palestra de sensibilização sobre dívidas, divulgando os cursos gratuitos disponíveis em sua plataforma para auxiliar no entendimento sobre patrimônio.
“Existem casos que a empresa quer algo in company, e aí realizamos uma mentoria em que vamos semanalmente, trabalhamos detalhadamente com casos de pessoas que querem aprender a investir, montar a carteira, explicamos como elas podem criar o hábito de investir, ensinamos a analisar”, conta Rhenan.
A disponibilização de serviços educacionais pela Allure tem ajudado a agregar qualidade ao trabalho de assessoria de investimentos e a consolidar cada vez mais a cultura da empresa, que possui filiais espalhadas pelo país. “Essa é a nossa base de valores e acreditamos, do fundo do coração, que a educação financeira de fato muda vidas. Cada um de nós tem casos de amigos, parentes, que sofrem por não saberem cuidar do dinheiro. Pelo nosso ponto de vista, é uma oportunidade que não podemos deixar de agarrar. Por que não investir? Por que não guardar dinheiro? E por que não desenvolvermos alguns produtos para ajudar?”, questiona.
Para quem ainda precisa entender seus próprios gastos, a empresa também oferece materiais gratuitos desenvolvidos pensando no passo a passo do investidor. Tudo o que ele precisa conhecer para começar pode ser encontrado no canal da Allure, chamado “Farol do Investidor”. Os conteúdos vão desde vídeos a e-books e planilhas.