O que é Wealth Planning e como este tema pode ser trabalhado dentro de um hub de soluções? Para esclarecer essas e outras dúvidas, detalhando algumas terminologias que aparecem pelo caminho de quem está estudando o mercado de assessoria, a CRC!News conversou com a planejadora financeira Bárbara Souza, da JBN Finance Partners. Confira dos detalhes da entrevista.
O que é Wealth Planning?
É a assessoria global do patrimônio de um indivíduo ou de uma empresa, considerando seus objetivos de curto, médio e longo prazos. Seu objetivo é manter a boa saúde financeira dos clientes, gerando tranquilidade. Também conhecido como Planejamento Financeiro, vai muito além da simples gestão de investimentos. Ele consiste em 6 etapas: gestão orçamentária, gestão de portfólio de investimentos, gestão de riscos, planejamento tributário, planejamento de aposentadoria e planejamento sucessório.
O principal objetivo da gestão orçamentária é organizar o fluxo de caixa de um indivíduo para viabilizar uma poupança constante visando o alcance dos seus objetivos individuais, familiares e profissionais. Já a gestão de investimentos consiste em trazer o melhor retorno possível respeitando sempre o perfil de investidor do indivíduo (conservador, moderado ou agressivo) e seu horizonte de investimentos. A gestão de risco serve para tornar o planejamento viável no caso de imprevistos. Por exemplo, se o paciente se torna incapaz de gerar renda em consequência de uma doença ou acidente, como fazer com que ele tenha os recursos suficientes para ainda assim, atingir seus objetivos?
O planejamento tributário busca a eficiência fiscal. No planejamento de aposentadoria, buscamos a situação em que o indivíduo não dependa mais de seu esforço laboral para manter o padrão de vida desejado. E por fim, o planejamento sucessório visa encontrar a forma mais eficiente e menos dispendiosa possível de fazer com que os herdeiros do paciente acessem o patrimônio construído ao longo da vida.
Quais as certificações, habilidades e estudos são necessários para atuar nesse mercado?
A certificação para planejador financeiro é o CFP® (Certified Financial Planner), concedida no Brasil pela Associação Planejar. Para adquiri-la, o candidato deve prestar um exame que avalia suas capacidades de atuar por todas as áreas exigidas. Uma vez aprovado, o candidato ainda precisa aderir ao código de ética do planejador financeiro e ao programa de certificação continuada, caso contrário, a certificação não é concedida. Ainda assim, caso o profissional não cumpra com as exigências, ou faça algo que viole o código de ética, ele pode ter sua certificação suspensa ou até mesmo cancelada.
Como você avalia o crescimento deste segmento no Brasil?
O período de juros baixos que passamos recentemente no Brasil trouxe à tona o debate sobre educação financeira. As pessoas perceberam o quanto é importante se planejar e conhecer melhor sua situação econômica. A busca por investimentos mais rentáveis num cenário onde a taxa básica de juros era de 2% frente a uma inflação alta fez com que o investidor precisasse sair do básico. Uma população com cultura de investimentos rentista se viu obrigada a partir para opções menos conservadoras e mais arriscadas para obter retornos acima da inflação e garantir a manutenção de seu poder de compra. Não foi por coincidência que neste período houve um recorde de novos CPFs na bolsa, e também uma busca maior pelo aprendizado de como investir. A cobrança da excelência do profissional que auxilia o investidor também aumentou.
Leia mais
Rio Capital estrutura área PJ e se posiciona como ‘hub de soluções’
Com modelo hub, Voga consegue atender todo tipo de cliente
XP lança Hub Expert. App reunirá conteúdos gratuitos sobre finanças
A JBN é um hub de soluções financeiras. Quais são os profissionais que atuam em uma empresa como essas?
Atuamos com o conceito de “one stop shop”, no qual o cliente acessa as mais diversas soluções para sua vida financeira através de um único canal. O planejador se torna a referência para qualquer quesito da sua vida financeira. Caso não tenhamos como ajudá-lo, buscamos no mercado a melhor opção, sempre dando ao cliente suporte total para a tomada de decisão. Temos profissionais capacitados para atuar em todas as etapas do planejamento.
Como vocês atuam no mercado? Qual o tipo de cliente procura vocês?
Nosso foco principal está no cliente de alta renda que está mal atendido nos grandes bancos. O gerente atende um grande número de pessoas, reunindo em uma mesma carteira desde o pequeno investidor ao milionário que ainda não possui “musculatura financeira” para ser cliente private, mas já é investidor qualificado [com patrimônio acima de R$1 milhão] ou até profissional algumas vezes [acima de R$10 mi]. Isso torna humanamente impossível ao profissional desenvolver a proximidade que o cliente demanda para uma relação confiança e parceria. Prezamos pela qualidade do atendimento e proximidade ao investidor que está carente desse tipo de atendimento. Tomamos o cuidado para que cada planejador tenha um número saudável de clientes na carteira.
Qual a importância do serviço de vocês para o cliente?
Brinco que o bolso é o órgão mais sensível do corpo humano. Da mesma forma que temos o médico que nos consulta regularmente, assim é, ou deveria ser, com a vida financeira. Muitas pessoas buscam dicas com amigos e parentes na hora de investir, mas se você precisar de uma cirurgia, quem você vai procurar? Um amigo ou o cirurgião? O mesmo raciocínio serve para a saúde financeira. O auxílio e acompanhamento de um profissional é fundamental para o bem-estar nessa área.
Qual o diferencial da JBN?
Existimos para simplificar o universo financeiro dos nossos clientes e gerar perenidade ao seu patrimônio. O cliente está sempre em primeiro lugar. Buscamos auxiliá-lo a traçar metas e caminhar de mãos dadas em todo o percurso até concretizá-las. Aqui o cliente é tratado com máxima transparência, respeito e profissionalismo em todas as fases da vida. Construímos um relacionamento próximo e longevo.
Texto publicado na edição 50 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do mercado de assessoria de investimentos.