Explorando o mercado de produtos saudáveis e de bem-estar em plena pandemia, a startup Holistix, criada em 2019, ganhou impulso com as vendas online e prevê faturar R$ 20 milhões este ano, mantendo uma taxa de crescimento de 20% ao mês. Entre os produtos estão raspadores de língua, carro-chefe de vendas, escovas corporais e óleos essenciais.
A estratégia de negócios da startup despertou a atenção da Anjo do Brasil que investiu R$ 8 milhões na Holistix, cujo nome vem da palavra holístico. Em entrevista ao CRC! News, Nathalia Simões explica onde os investimentos da Anjo do Brasil serão aplicados e fala do aumento exponencial da empresa, que viu o número de funcionários saltar de 03 para 30 em um ano, para atender novos hábitos dos brasileiros em tempos de pandemia, em busca de produtos saudáveis para melhorar a performance física e emocional.
Brasiliense, Nathalia fundou a Holistix em parceria com a sócia Nicole Vendramini.
Graduada em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), ela estagiou na Embaixada do Brasil, em Washington, e cursou MBA em Finanças na Espanha, onde conheceu a sócia. Trabalhou 10 anos no mercado financeiro e em consultoria de análise de fusões e aquisições de empresas. Já a sócia Nicole, é formada em Marketing e trabalhou muitos anos em empresas como Nestlé e Mãe Terra, da Unilever.
A seguir, os principais trechos da entrevista,
Como surgiu a ideia de criar uma startup voltada para saúde e bem estar?
Vimos no Brasil uma grande oportunidade. De um lado, víamos as farmácias muito fortes oferecendo produtos “self care” (autocuidado com foco no bem-estar) e não “home care” (atendimento médico domiciliar) que são remédios para o ‘paciente já doente’. Por outro lado, vimos um universo de interesse por alimentação e produtos saudáveis.
De que forma a pandemia ajudou ou atrapalhou os negócios da empresa?
Desde início de 2019 víamos grande oportunidade desse negócio que já deslanchava nos EUA e Europa. A pandemia praticamente jogou gasolina nesse mercado mudando a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde e de olharem para si. O autocuidado, o e-commerce bombou no período da pandemia, já que as pessoas ficaram em casa em meio ao fechamento do comércio e das lojas físicas. Então, nós nos beneficiamos disso. A parte difícil foi trabalhar em uma empresa onde metade dos funcionários nunca vi pessoalmente e a pandemia impediu a realização de eventos físicos que poderiam ajudar a criar uma cultura e engajamento de pessoal.
A empresa possui quantos funcionários?
Hoje temos 30 funcionários. Antes tínhamos 3 funcionários e era tudo terceirizado, incluindo a logística. Agora, aos poucos tentamos fazer o trabalho físico. Adotamos, por exemplo, a política de quem tomou as duas doses da vacina poder ir trabalhar fisicamente.
Como é montado o portfólio dos produtos fornecidos pela empresa?
Uma parte do portfólio é importada quando não encontramos um produto substituto no mercado nacional. Nos preocupamos com a sustentabilidade e, por isso, sempre procuramos fornecedores internamente antes de importar. Por exemplo, a escova seca é importada porque encontramos no Brasil somente escova seca de pelo de javali, apesar de ser natural. E nesse caso, optamos por um produto vegano. A escova seca importada é feita a partir de madeira de reflorestamento e as cerdas são de fibras de cactus. Ou seja, não dependeu da morte de um animal. Não somos uma empresa vegana. Optamos, porém, pelos produtos veganos quando existir essa possibilidade.
Qual a previsão de crescimento do faturamento da empresa este ano?
A previsão de faturamento da empresa é de R$ 20 milhões neste ano. Por questões estratégicas não divulgamos o valor do ano passado. Nossa meta é manter crescimento de 20% ao mês.
Em quais áreas serão aplicados os R$ 8 milhões da Anjos do Brasil?
No quadro de pessoal, no desenvolvimento de novos produtos físicos e digitais, além da logística. Temos crescido em ritmo acelerado. No início do ano passado erámos em três pessoas e hoje somamos 30. Estamos lançando dois produtos por mês.
Quais são os produtos digitais?
Um deles é a jornada holística – cursos online mensais que ajudam as pessoas a incorporar atitudes saudáveis, seja no sono, na alimentação e atividades físicas. Existem também dicas online grátis.
Qual a estratégia de negócios para os próximos cinco anos?
Queremos ser a principal empresa desse setor no País, com mais produtos inovadores e tecnologia envolvida. Prefiro, entretanto, não abrir nossas metas internas de faturamento para os próximos cinco anos, até por que no mundo de startups cinco anos é uma vida. Para uma startup, o mais importante é saber onde quer chegar nesse horizonte de tempo. O que temos muito claro é o que faremos nos próximos 18 meses (crescer 20% ao mês), porque tudo muda muito rápido e a marca de uma startup é agilidade.
Quais são os diferenciais da empresa
Realizamos pesquisa online com os consumidores pela qual é possível pensamos em um produto mais fiel para atender as necessidades do cliente. Primeiro, entendemos o que o consumidor precisa para depois desenvolver os produtos. Um dos valores da Holistix está nos critérios de seleção dos produtos desenvolvidos juntamente com fornecedores parceiros, sobre os quais colocamos, praticamente, o nosso selo de qualidade a partir de estudos dos produtos colocados à venda.
Existe loja física?
Existe em um ponto de venda em Pinheiros, em São Paulo. O espaço é semelhante a uma banca de revista. Teremos também como parceira uma rede de drogaria de São Paulo para distribuição de nossos produtos.