No primeiro evento realizado pela CRC! News em 2022, o fundador Erich Decat conversou com Alfredo Sequeira Filho, o porta-voz dos AIs Livres, sobre a agenda da associação para o ano.
Dentre os tópicos levantados pelo profissional, o fim da exclusividade de vínculo dos agentes autônomos de investimentos (AAI) foi destacado como o mais importante para a profissão.
A associação também busca o enquadramento dos AAIs no Simples Nacional “Estamos avançando bastante tanto no Congresso quanto na justiça para enquadrar a profissão no Simples Nacional. Isso vai dar um alívio tributário para os agentes autônomos”, explicou.
Possibilitar com que o agente autônomo trabalhe com investidores internacionais;
permitir a comercialização de seguros; admitir o atendimento de cliente pessoa jurídica financeira; aprovar o trabalho sem autorização da corretora; concordar com a contratação de sistemas de consolidação da carteira de clientes; e o fim da obrigatoriedade da PEC Educacional são outras pautas destacadas por Alfredo para a melhoria da profissão dos agentes autônomos.
O porta-voz comentou que uma alternativa dos AIs Livres é unificar a PEC Educacional com o PQO (Programa de Qualificação Operacional (PQO), a certificação de profissionais da B3. “Hoje o AAI tem que ter o PQO e fazer a PEC. Então queremos que ao menos o PQO entre na PEC Educacional e não precise fazer os dois ao mesmo tempo”, finalizou.