Para falar sobre os desafios femininos dentro do empreendedorismo, o painel “Mulheres que Transformam” contou com a presença de Nathalia Arcuri, fundadora e CEO do Me Poupe!, Adriana Barbosa, CEO do Pretahub, que promove a Feira Preta (o maior evento de empreendedorismo preto da América Latina), e a sensação da internet e influenciadora Géssica Kayane, mais conhecida como Gkay.
O painel consta no rol de palestra da Expert XP e foi mediado por Ana K. Melo, head de diversidade da XP, e Helena Masullo, head de estratégia ESG da empresa.
Adriana iniciou o debate falando sobre a importância de ações afirmativas para que as empresas se virem para públicos que não costumam estar em seu alvo. “Dinheiro é escolha”, sintetizou Ana. Vinda de origem periférica, ela relata que foi muito importante entender que ter recursos permitia que ela fizesse escolhas que as pessoas vindas do mesmo lugar não podiam.
Adriana acrescentou que esse é um dos ideais do pretahub: levar à população preta, que historicamente sofre com a escassez de oportunidades, melhores perspectivas. “Quando comecei, há 21 anos, tinha três desafios: ser jovem, mulher e negra”, contou. Ela completou afirmando que o objetivo atual é ultrapassar a linha da representatividade, única solução para dar conta da complexidade das pessoas que integram a sociedade.
“Uma vez o dono de uma sorveteria me perguntou o que devia fazer com uma determinada verba: contratar meus serviços ou investir em outra coisa. Aconselhei a investir nos influenciadores locais”, lembrou Gkay. A empresária acredita que microinfluenciadores são uma potência subestimada pelo mercado. Conhecida por sua autenticidade, Géssica foi pioneira em transformar seu aniversário em negócio. “A Farofa da Gkay virou um case porque eu apostei todas as minhas fichas”, ressaltou.
Para Ana, a ideia de trazer a atriz ao painel era apresentar a mulher por trás da influência. “Acho superficial as pessoas resumirem isso a uma festa. É um case de sucesso. As pessoas que comparecem têm retorno midiático e financeiro, com mais de 300 pessoas envolvidas na produção”, destacou GKay, que estudou durante quatro anos para transformar seu aniversário em um dos eventos mais assistidos do país.
Responsável por democratizar o conhecimento sobre investimentos no Brasil, Nathalia Arcuri levantou um questionamento à plateia: “Quem aqui quer enriquecer?”, brincou. A jornalista — que trocou a carreira de repórter para levar conhecimento financeiro para os brasileiros — conta que, para a mulher, a independência financeira é também uma questão de viver plenamente. “Minha independência financeira me permitiu me separar e comprar minha parte no imóvel”, explicou.
Nathália questionou ainda a maneira como os grandes bancos têm seus lucros baseados no endividamento da população. As pessoas, por sua vez, carecem de educação e ficam reféns das grandes corporações bancárias. “É bonito dizer que existe educação financeira, mas e a sua taxa de juros?”, provocou.
Para finalizar, Ana pediu que cada uma das convidadas desse um conselho para as
mulheres que querem se destacar e transformar o mundo à sua volta. Na visão de Nathalia,
apesar de acharem que não são suficientes, as mulheres devem se lembrar que possuem
tudo que precisam para se destacar.
“Comece com o que você tem. Foi assim que a internet me aceitou”, contou Gkay, acrescentando que as pessoas não devem ter medo de mostrar quem são. Adriana finalizou a mesa falando sobre a importância de não deixar o medo ser um elemento paralisante. “Outra coisa é a questão do autocuidado. Depois de 21 anos, é a primeira vez que eu tenho olhado para mim”, completou a empresária.