Pioneiro em olhar para o público do varejo, em investir no marketing digital para gerar leads dentro do mercado financeiro e em migrar de plataforma, Juliano Custódio foi o convidado do painel “O modelo EQI”, um dos mais concorridos do All Together nesta quinta-feira (21). A conversa teve mediação de Erich Decat, fundador da CRC!News, e Roberta Santoro, fundadora do Mercado em Foco.
Juliano Custódio, CEO e fundador da EQI, explica que o início de seu interesse pelo mercado financeiro se deu por conta da influência de um tio, chamado Celso. “Na época, eu tinha apenas 18 anos e havia passado em um concurso público. Então esse tio me chamou para uma conversa e falou que eu precisava poupar dinheiro para me aposentar”, recorda.
Graças a essa recomendação, Custódio começou a se interessar e ler diversos livros sobre o tema. Alguns anos depois, quando foi consertar o computador de uma diretora do banco, a executiva ficou impressionada por seu conhecimento na área e o convidou para trabalhar na corretora da instituição. Na sequência, ele foi para uma corretora, de onde saiu em 2008 para montar o seu próprio negócio.
“Não entendi o movimento que a corretora precisou fazer para se salvar. Achei que haviam descumprido o acordo verbal que tínhamos. Fui muito rígido e deixei de surfar uma onda muito boa com eles. E o fato de não entender o outro lado me fez cometer um grande erro, porque eu montei meu escritório em março e quebrei em setembro”, revela.
Em sua fala, Roberta Santoro destacou o pioneirismo de Custódio em olhar para o varejo. “Enquanto todos visavam o topo, você olhou para a base. Além disso, também se tornou o primeiro a crescer a partir do marketing digital.”
Sobre os motivos que o levaram a fazer essas opções, o empresário destaca a necessidade de ampliar sua captação de leads. Cansado da rotina estressante de negociar em bolsa, que na época acumulava anos de queda, Custódio pensou em se dedicar à distribuição de produtos de renda fixa.
“Tinha a necessidade de vender para o Brasil inteiro, mas queria continuar vivendo em Balneário Camboriú (SC). Meu tio abriu meus olhos quando disse que eu não precisava morar em São Paulo para vender em São Paulo, pois com o marketing digital as pessoas conseguem conquistar clientes à distância. Fui em uma feira de ecommerce e vi gente negociando até quadro decorativo. Então acreditei que vender investimento dessa forma também era possível”, afirma.
Depois de começar um blog, Juliano aprendeu a se relacionar com as pessoas à distância. Foram necessários oito meses entre botar a publicação no ar e vender a primeira conta no valor de R$50 mil para uma funcionária pública de Brasília. “Descobri que meu público alvo não estava mais na minha cidade, estava no Brasil todo, e comecei a sonhar mais alto”, revela.
Erich Decat pediu para Custódio detalhar o processo de convencimento para levar uma pessoa de outra parte do país a investir com ele. “Como foi a construção dessa confiança? Teve algum contato pessoal além do marketing digital?”, perguntou.
Em sua resposta, o fundador da EQI afirmou que primeiro é preciso entregar algo, como uma informação ou serviço, para depois fazer com que a pessoa tenha um sentimento de dívida. “O marketing digital gera conhecimento e interesse, mas depois você precisa pegar na mão e conduzir. Tem gente que abre a conta sozinho, mas a maior parte das pessoas não entende desse negócio e precisa de suporte.”
Agora, Custódio se prepara para transformar a EQI também em uma corretora como forma de entregar uma experiência mais completa para os clientes. Para ele, quando um escritório vira uma corretora, há um aumento de custo, mas também abre espaço para ampliar a margem caso se origine e negocie produtos. “Eu deveria ter ido atrás da minha liberdade mais cedo. Por medo de perder, abrimos mão de coisas muito maiores. Então minha recomendação é que montem uma asset do lado para ter carteira administrada e criem formas de originar novos produtos para crescer”, encerra.
O evento
Criado para ser uma mesa redonda de bate papo entre os principais representantes do ecossistema do assessor de investimentos, o All Together conta com a presença de representantes da XP Investimentos, BTG, Guide Investimentos, Modal e Necton.
O evento está previsto para ocorrer entre 21 e 22 de julho, em São Paulo. Os ingressos e toda a programação estarão disponíveis no portal www.eventoalltogether.com.br. Toda a arrecadação com os tickets será convertida para ação social.
White label
O evento é fruto de uma parceria entre duas jovens empresas: a CRC!News e o Mercado In Foco, que atuam no setor de forma independente.
O primeiro rascunho do projeto All Together contava com a realização de apenas quatro painéis de bate papo, mas devido à grande receptividade de vários representantes do mercado, o evento passou para 14 a ser realizado em dois dias.
Como surgiu?
A ideia do All Together nasceu antes mesmo da criação da CRC!News em meio à estruturação do plano de negócios do primeiro veículo especializado na cobertura de todo o ecossistema dos escritórios de investimentos.
Fomentar o “bom debate” entre os principais players do setor sempre foi um sonho a ser estruturado ao longo do percurso. A parceria com o Mercado In Foco foi fundamental para a realização do projeto, que promete ser apenas o primeiro das duas empresas recém-chegadas, mas que vem conquistando a confiança dos principais nomes da indústria.