Para discutir o cenário macroeconômico no segundo semestre, o All Together reuniu no início da tarde desta quinta-feira (21) Marcos Nogueira, estrategista-chefe da Alpes Investimentos, e João Baptista Peixoto Neto, sócio-diretor da Ouro Preto Investimentos. Sob o título “O cenário macroeconômico para o segundo semestre. Qual é a melhor opção de investimentos?” o painel teve mediação de Bruno Meirelles, editor da CRC!News.
Os convidados trataram do atual momento de perspectiva de recessão e altas de juros e inflação, dando um panorama importante sobre o cenário global. Entre os pontos destacados por Marcos estava a guerra Rússia x Ucrânia e as consequências deste embate no ambiente econômico durante a segunda metade do ano. Já João falou sobre como esse pano de fundo implica no Brasil: “A profundidade da recessão é muito difícil de medir, porque estamos com a guerra em andamento. Há ainda a possibilidade de termos um conflito no Golfo e uma invasão da China em Taiwan, o que agravaria ainda mais a situação. É um momento de total instabilidade política e econômica no mundo inteiro.”
Sobre o cenário nacional, os participantes consideraram os juros altos o tema do momento para os investidores. Marcos falou sobre a preocupação em ver muitos clientes desejarem sair da bolsa nesse momento crucial. “Agora que a bolsa caiu mais de 20%, hora de sair já passou. É momento de apertar o cinto e diversificar a carteira.”, analisa. Ainda sobre o Brasil, João citou ainda a importância das eleições que se aproximam e como o mercado pode reagir a isso, independente do resultado das urnas.
Respondendo à questão central do debate, os palestrantes deram dicas valiosas sobre os investimentos mais adequados para o momento. Para Marcos, apesar do cenário adverso, há boas oportunidades a serem exploradas na renda variável. “A gente tem mesclado de 70 a 75% em papéis defensivos – boas empresas pagadoras de dividendos- e o restante em small caps – classe de empresas negociadas na bolsa que possuem menor valor de mercado. A intenção é irmos moldando gradativamente o grau de risco e, dependendo do cliente, analisamos qual velocidade é melhor”, relata o estrategista-chefe da Alpes.
João tem focado mais na renda fixa na Ouro Preto. “O país sempre foi de renda fixa. Nos últimos 5 anos, a renda variável venceu, o que é bom. Mas comparando 30 anos de Selic com Ibovespa, a Selic ganha. Estamos torcendo pela queda da taxa de juros e a saída para quem quer se defender da crise é título público e Selic. Para o mais arrojado, dá para arriscar um pouco mais na renda variável” aconselha.
O evento
Criado para ser uma mesa redonda de bate papo entre os principais representantes do ecossistema do assessor de investimentos, o All Together conta com a presença de representantes da XP Investimentos, BTG, Guide Investimentos, Modal e Necton.
O evento está previsto para ocorrer entre 21 e 22 de julho, em São Paulo. Os ingressos e toda a programação estarão disponíveis no portal www.eventoalltogether.com.br. Toda a arrecadação com os tickets será convertida para ação social.
White label
O evento é fruto de uma parceria entre duas jovens empresas: a CRC!News e o Mercado In Foco, que atuam no setor de forma independente.
O primeiro rascunho do projeto All Together contava com a realização de apenas quatro painéis de bate papo, mas devido à grande receptividade de vários representantes do mercado, o evento passou para 14 a ser realizado em dois dias.
Como surgiu?
A ideia do All Together nasceu antes mesmo da criação da CRC!News em meio à estruturação do plano de negócios do primeiro veículo especializado na cobertura de todo o ecossistema dos escritórios de investimentos.
Fomentar o “bom debate” entre os principais players do setor sempre foi um sonho a ser estruturado ao longo do percurso. A parceria com o Mercado In Foco foi fundamental para a realização do projeto, que promete ser apenas o primeiro das duas empresas recém-chegadas, mas que vem conquistando a confiança dos principais nomes da indústria.