Na live realizada nesta segunda-feira pela CRC! News, o convidado Alfredo Sequeira Filho, porta-voz dos AIs Livre, destacou o ponto positivo e negativo do ano de 2021 no mercado dos agentes autônomos de investimentos (AAIs). Confira abaixo a cobertura desse bate-papo:
Também diretor presidente e sócio da DNAInvest, Sequeira apontou como o principal fator positivo do ano passado, a medida provisória que reduz a taxa de fiscalização que a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) cobra dos agentes autônomos de investimentos.
“Um escritório de sucesso, com 100 AAIs sócios paga uma taxa de fiscalização para a CVM por ano, com valor superior aos que pagam, somados, os cinco maiores bancos do Brasil”, explicou.
O profissional completou que a redução da taxa é a principal pauta desde que a associação foi criada em 2019. Sequeira acredita que a MP é o fator mais positivo dos últimos 10 anos do mercado de AAIs.
Pelo lado negativo, Alfredo disse ao jornalista Erich Decat, fundador da CRC! News, que a minuta apresentada pela CVM, para a regulamentação da profissão, adicionou artigos que tornam a exclusividade do agente autônomo maior.
“No artigo 30, ela diz com todas as letras que o profissional só poderá trabalhar com mais de uma corretora se a corretora principal aceitar. Há vários artigos negativos. No 36, está escrito que para o agente autônomo trabalhar com mais de uma corretora e para ter sócios não AAIs, precisa ter um diretor de normas e de compliance. As corretoras já possuem”, finaliza.
Para acompanhar o papo na íntegra, siga o perfil da CRC! News no Instagram, o @CRC.news.