Escritórios vinculados à XP, BTG e Safra Invest se reuniram para debater as diferentes ações e estratégias de comunicação usadas para dar suporte à expansão durante o painel de abertura do Summit Leads nesta terça-feira (dia 8). Intitulada “A comunicação como ferramenta para expandir”, a mesa contou com a participação de Jéssica Soares, gestora da InvestSmart ABC (XP), e Mayra Carbone, head de Marketing da Lifetime Investimentos (BTG). A conversa teve mediação de Lincoln Patelli, head de RV e Novos Negócios da Öküs Capital (Safra Invest).
Com 12 anos de atuação no mercado financeiro, Jéssica iniciou sua fala detalhando os desafios da InvestSmart para dar unidade aos seus mais de 60 escritórios espalhados por todo o Brasil. E os planos são audaciosos, afinal a empresa espera chegar a 300 filiais até 2025.
“Para termos uma boa comunicação, fizemos o básico muito bem. É importante ter essa hora de errar, acertar, entender onde deu errado, ajustar a rota e seguir em frente. Acompanhei a velocidade do crescimento da empresa e como a comunicação foi importante nesse processo. Não pode cada um fazer do seu jeito. É essencial ter uma cultura enraizada, respeitar a questão da regionalidade e cativar talentos”, afirma.
Já Mayra revelou as estratégias de marketing e comunicação que a Lifetime vem usando para impulsionar os novos escritórios que está inaugurando ao longo de 2022. Apenas este ano, a empresa passou de duas para sete filiais, e planeja encerrar 2023 com 14 unidades no total.
“A comunicação vem sendo fundamental para suportar este processo. Da porta para dentro, pois todo mundo precisa estar alinhado com o propósito, caso contrário a coisa não anda. E o também da porta para fora, para que você consiga dialogar levando em consideração as peculiaridades de cada região”, diz.
Pós-graduada em Gestão de Marketing e Gestão Exponencial pelo Insper, e em Gestão de Marca e Luxo no Instituto Marangoni, a profissional destacou a importância de estabelecer processos e padronizações para que o marketing possa dar um apoio efetivo para o crescimento do negócio.
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“Temos uma rotina de updates diários. E fazemos reuniões com as diretorias semanalmente, nas quais aproveito meus 15 minutos para passar o que é importante em relação a marketing e à cultura, comunicar eventos que vamos participar, falar das campanhas que precisam ser feitas. Outro ponto importante é contar com um canal aberto para tirar dúvidas. Quando se está em expansão, não há tempo para gargalos ou dúvidas. É preciso garantir a fluidez na comunicação”, aponta Mayra.
“Nosso papel é fazer a padronização. Chega uma hora que não dá para participar de todas as reuniões e você precisar delegar. Temos um calendário mensal por meio do qual todos os assessores sabem das palestras, reuniões. Procuramos alinhar essas ações com nosso time de marketing, de eventos, assessoria de mídia, e trabalhar tudo isso lado a lado com o compliance, pois uma simples palavra pode ser entendida como recomendação e às vezes as pessoas preferem nem fazer com medo de criar problemas”, completa Jéssica.
Patelli aproveitou sua participação para compartilhar um pouco da experiência da Öküs Capital e do próprio Safra Invest nesta área. “Criamos um programa de novos talentos, que é uma forma de captar e expandir o escritório. Estamos em Poços de Caldas, e localmente somos muito fortes e é mais fácil fortalecer nossa marca. Mas quando partimos para uma praça como São Paulo, onde estamos começando agora, é um processo um pouco diferente reforçar a marca e aparecer”, aponta.