A arte de cultivar o próprio espaço via redes sociais e marketing digital foi o tema do quinto painel do Summit Leads, realizado na tarde desta terça (dia 8). A mesa contou com a presença do sócio da RJ Investimentos, Tiago Villas Bôas, e do diretor de Novos Negócios da Bossanova Investimentos, Rafael Ribeiro, diretor de Novos Negócios da Bossa Nova Investimentos. A conversa teve mediação de Juliana Caveiro, repórter da CRC!News.
A partir de uma provocação de Juliana, os especialistas falaram da preocupação com a presença no ambiente digital. “O artista tem que ir onde o povo está”, sintetizou Tiago. Rafael complementou, enfatizando a necessidade de entender como as pessoas se comunicam nas redes sociais para que haja conexão. O diretor da Bossanova falou ainda sobre a compra do Startupi — canal de notícias sobre startups —, que se insere na estratégia de atrair potenciais clientes para o negócio.
Em sua fala, Tiago relatou o crescimento do alcance dos posts do LinkedIn a partir da humanização das ações de comunicação. A empresa passou de 150 a 3 mil visualizações após mudar sua postura na rede social. “Uma hora é o story, depois é o reel e depois volta a ser o post”, falou sobre a dinâmica dos algoritmos nas redes sociais.
Outra percepção dos convidados foi em relação ao uso de pessoas nos posts. Segundo eles, em publicações com pessoas a entrega é muito maior que naquelas que envolvem apenas informações ou paisagens, por exemplo. Tiago falou ainda sobre o incentivo do escritório para que os assessores produzam conteúdo paralelamente ao que é feito nas mídias sociais da empresa. “O cliente é sempre do assessor”, explica.
Já na Bossanova, alguns sócios são grandes influenciadores, como é o caso de Thiago Nigro e Joel Jota, por exemplo. Além disso, outros colaboradores da empresa agem como microinfluenciadores, compartilhando os conteúdos da empresa. “Na geração de conteúdo, tenho que tomar muito cuidado com o economês”, diz Tiago. O assessor relatou que o ponto central é conseguir falar com o cliente, que muitas vezes não entende termos mais técnicos.
Para encerrar, os dois palestrantes abordaram os aspectos que melhor funcionam nas redes de suas respectivas empresas, como a execução de pequenas pesquisas e a criação de uma área de Customer Success. Para o que não funciona, a dupla citou conteúdos muito extensos, que costumam ser abandonados rapidamente pelos usuários.
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