Criado com a missão de disseminar o valor da comunicação entre as assessorias de investimento, o Summit Leads conseguiu um feito inédito logo em sua primeira edição: reunir escritórios de cinco diferentes plataformas. Realizado na última semana pela CRC!News e parceria com a VendEver, o evento contou com a participação de representantes plugados à XP, BTG, Guide, Modal Premium e Safra Invest no painéis, além da presença de representantes vinculados a outras corretoras em meio ao público, como à Ágora, do Bradesco.

“Sempre tivemos a preocupação de criar palcos que ampliassem o debate dentro do setor. Fomos muito felizes no caso do Leads por juntar tantas vozes diferentes interessadas em compartilhar experiências e ampliar os conhecimentos sobre comunicação e marketing”, aponta Bruno Meirelles, editor da CRC!News e idealizador e organizador do evento.
Toda essa pluralidade pôde ser conferida logo no painel de abertura. Intitulado “A comunicação como ferramenta para expandir”, a mesa contou com a participação de players ligados à XP, BTG e Safra Invest, representados por Jéssica Soares, gestora da InvestSmart ABC, Mayra Carbone, head de Marketing da Lifetime Investimentos, e Lincoln Patelli, head de RV e Novos Negócios da Öküs Capital, que mediou o bate papo.

“A comunicação vem sendo fundamental para suportar nosso crescimento. Da porta para dentro, pois todo mundo precisa estar alinhado com o propósito, caso contrário a coisa não anda. E o também da porta para fora, para que você consiga dialogar levando em consideração as peculiaridades de cada região”, apontou Mayra.
Já Jéssica, que relatou ter acompanhado de perto a velocidade de expansão da InvestSmart, ressaltou que a comunicação também foi importante nesse processo. “Não pode cada um fazer do seu jeito. É essencial ter uma cultura enraizada, respeitar a questão da regionalidade e cativar talentos”, afirmou.
O debate foi ampliado com a participação de Jorge de Almeida Silva, fundador e CEO da Fortuna Investimento, escritório vinculado à Ágora, que estava na plateia e questionou os palestrantes a respeito das dificuldades para atrair talentos mesmo em um grande centro como São Paulo. “Faz muita diferença o próprio dono acreditar e vender o valor de sua empresa. É o tipo de coisa que não se pode delegar”, esclareceu Patelli.
Plano de marketing e presença na mídia
O segundo painel do Summit Leads, denominado “Como desenvolver e executar um plano de marketing”, contou com Eduardo Akira, sócio da Acqua Vero, e Mayros Gama, diretor de Marketing e Eventos da Miura Investimentos. A conversa teve mediação de Luís Filipe Valente, sócio e cofundador da Nobel Capital.

Akira destacou que a Acqua Vero revê seu plano anualmente, além de realizar acompanhamentos semanais que têm como base o orçamento previsto para a área. Enquanto isso, na Miura, as diretrizes são separadas em três pilares para facilitar a avaliação: publicidade e propaganda, marketing digital e educacional.
O último debate da manhã reuniu Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos, e Luciana Ikedo, sócia da RV4 Investimentos, para falar sobre “A construção da autoridade pela presença em mídia”. A condução ficou a cargo de Bruno Meirelles.

Ao longo do bate papo, as duas especialistas revelaram suas estratégias para estar sempre em grandes veículos. Luciana revelou levar o tema tão a sério que, quando abriu seu escritório, contratou um jornalista antes de uma faxineira. Já Camila destacou a importância de se contar com uma assessoria de imprensa para conseguir abertura na mídia, mas destacou que manter os espaços conquistados depende do próprio entrevistado e da qualidade das informações que ele transmite.
De regulação a redes sociais
Após uma pausa para o almoço, os debates da tarde voltaram com o tema “Os desafios de comunicar em um ambiente regulado”. A mesa contou com a participação de Rodrigo Nacarato, sócio da Miranda e Nacarato Advogados, e de Sérgio Pittelli, sócio da Pittelli Advogados Associados.

A conversa foi mediada por Francisco Amarante, superintendente da Abai (Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos), que alertou pa-
ra o fato de a fiscalização da publicidade no mercado de assessorias ter passado da Ancord para a BSM em 2019, “um braço de supervisão de mercados da B3 que é muito mais rigoroso do que uma entidade de classe”, apontou.
A arte de cultivar o próprio espaço via redes sociais e marketing digital foi o tema do quinto painel do Summit Leads, com a presença do sócio da RJ Investimentos, Tiago Villas Bôas, e do diretor de Novos Negócios da Bossanova Investimentos, Rafael Ribeiro, além da mediação de Juliana Caveiro, repórter da CRC!News.

Em sua fala, Tiago relatou o crescimento do alcance no LinkedIn a partir da humanização das ações de comunicação. Os posts passaram de 150 a 3 mil visualizações após a empresa mudar sua postura na rede social. Já a Bossanova destacou o fato de ter grandes influenciadores como sócios, casos de Thiago Nigro e Joel Jota. Além disso, os demais colaboradores agem como microinfluenciadores, compartilhando conteúdos da empresa.
Leia mais
Summit Leads nasce grande e mostra que veio para ficar
TV CRC!News – Falando sobre: a NBINVEST
Veja como foi a 1ª edição do Summit Leads
Diferentes técnicas e estruturas
Para discutir os prós e contras de estruturas internas ou externas de comunicação, Raphaela Fakri, head de marketing da Renova Invest, e Rebeca Nevares, fundadora do Ella’s e ex-diretora de marketing da Monte Bravo, levaram o tema para o penúltimo painel, mediado por Fabíola Cagnani, head de marketing e expansão da Öküs Capital.

Segundo Rebeca, quando se atinge uma estrutura robusta, passa a ser interessante terceirizar alguns pontos mais operacionais. Contudo, o lado estratégico deve sempre partir de dentro. Raphaela, por sua vez, levantou um ponto de atenção: a pasteurização do conteúdo. “A agência nem sempre consegue entender a cultura e a alma da empresa”, disse. Para ela, viver o dia a dia é essencial para ter essa personalização
Por fim, Alberto Júnior, CEO do Grupo Life Brasil, e Rhenan Clemente, head de Educação Financeira da Allure Capital, debateram o tema “Storytelling e pitch de vendas: os diferentes caminhos para cativar o público”. O painel de encerramento foi mediado por Leonardo Morales, sócio-fundador da Up Real Investimentos.

Para Alberto, não existe magia na arte de fechar negócios. O que determina o sucesso é a forma como se conduz o cliente por meio de estratégias como o storytelling. Rhenan também dividiu as técnicas trabalhadas dentro do time da Allure. “A gente faz com que o cliente se sinta protagonista da própria história, envolvendo ele em todas as etapas e nas nossas redes”, afirmou.
Para o idealizador do evento, a aceitação à proposta foi surpreendente e mostra como o mercado está carente deste debate. “O maior legado que o Leads deixa em sua primeira edição é o conteúdo dos painéis. O retorno de quem teve a oportunidade de acompanhar toda a programação foi muito positivo. Reunimos alguns dos cases mais bem sucedidos do mercado, e todos voltam para sua empresa com muitas ideias para trabalhar e desenvolver seu próprio time de marketing e comunicação”, finalizou Meirelles.
Diversidade de apoios
Entre escritórios de investimentos, gestoras, venture capital, holding de corretoras de seguros, entidades de classe, agência de comunicação, escritórios de advocacia e business matchmaker, a Summit Leads reuniu nada menos do que 20 apoiadores. São eles: Veedha Investimentos, InvestSmart, RV4 Investimentos e Allure Capital (escritórios XP); Acqua Vero, Lifetime Investimentos, Renova Invest e Miura Investimentos (escritórios BTG); RJ Investimentos (escritório Modal Premium); Up Real Investimentos (escritório Guide), Öküs Capital (escritório Safra Invest), Abai e Ancord (entidade de classe); Bossa Nova Investimentos (venture capital); NBInvest (ativos reais); Agência Sucellus (agência de comunicação); Grupo Life Brasil (holding de corretoras de seguros); Miranda e Nacarato Advogados, Pittelli Advogados Associados e Yazbek Sociedade de Advogados (escritórios de advocacia).
Texto publicado na edição 60 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.