Com nove escritórios de investimentos confirmados entre os apoiadores, sendo quatro vinculados à XP, quatro plugados ao BTG, e um ligado à Modal Premium, o Summit Leads promete movimentar no próximo dia 8 de novembro as discussões acerca da importância da comunicação para as empresas que atuam neste mercado. O evento, organizado pela CRC!News em parceria com a VendEver, do empresário Walas Lopes, tem como missão despertar o setor para o valor de iniciativas nas áreas de marketing, branding, redes sociais e assessoria de imprensa, além de compartilhar boas práticas executadas pelos players.
Jéssica Soares, gestora da InvestSmart ABC, vê o mercado financeiro se consolidando e cada dias mais especializado no digital para atingir grandes massas. Nesse sentido, ela aponta a realização de encontros como o Summit Leads como um grande passo para uma revolução. “A InvestSmart irá agregar de forma incrível, pois hoje somos referência neste quesito. Será um evento disruptivo, pois enxergamos que ainda há espaço para uma grande expansão de assessores e clientes. As boas práticas divididas no evento certamente farão com que os escritórios ganhem ainda mais velocidade nestes quesitos.”
No caso da Acqua Vero, o head de Marketing Marcos Neuhaus acredita que uma das principais contribuições para o evento será o trabalho que o escritório busca fazer em todas as pontas. “Estamos em todas as redes sociais, mas também trabalhamos bastante assessoria de imprensa para ter acesso a mídia espontânea, comunicamos por ativação de marca e também organizamos diversos eventos de aproximação com o cliente. Você pode fazer o melhor trabalho do mundo, mas se não divulgar, ninguém vai saber”, resume.
Já Raphaela Fakri, head de Marketing da Renova Invest, avalia que o mercado de assessorias têm se desenvolvido de forma muito rápida e a estrutura de comunicação vem desempenhando um papel crescente em todas as frentes de negócio. “É difícil ter a oportunidade de conversar com quem trabalha a comunicação em outros escritórios. Espero contribuir com aqueles que estão com este mesmo desafio e também trazer ideias para trabalhar dentro de casa”, diz.
Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos, também revela a expectativa de compartilhar os aprendizados da empresa, reforçando a importância dos escritórios não terem apenas pessoas com foco em vender produtos, mas em agregar qualidade. “Falamos com alguns players dentro da própria XP, mas a maioria ainda não conta com essa espinha dorsal na parte de comunicação. Temos muita curiosidade para saber como está esse processo em outros lugares e observar mais de perto quem está em um nível de maturação semelhante ao nosso”, afirma.
Momento de trocas
Luciana Ikedo, sócia da RV4 Investimentos, revela que o grande ponto dos eventos organizados pela CRC!News é proporcionar a troca de boas práticas com os demais profissionais do segmento. “Durante o encontro, temos acesso a tendências e também podemos dividir aquilo que temos feito de exitoso com um grande público”, afirma.
Na visão de Mayra Carbone, head de Marketing da Lifetime Investimentos, é essencial que as áreas de apoio estejam sempre discutindo e trocando ideias para ganhar força tanto dentro dos escritórios quanto no mercado como um todo. “Queremos levar nosso conhecimento sobre como a área de marketing tem nos ajudado a dar suporte às novas unidades neste momento de expansão,”
De acordo com Diego Ramiro, CEO da Miura Investimentos e presidente da Abai (Associação Brasileira dos Assessoria de Investimento), é fundamental os escritórios começarem a ter uma visão mais profissional de marketing e comunicação. “Nossa expectativa é conhecer o que outras empresas de assessoria vêm fazendo, pois estamos em um processo de muitos anos para criar uma marca de excelência. São mais de 1100 escritórios no Brasil, e o que diferencia um do outro é o nível de assessoria. Mas isso só é passado aos clientes quando existe marketing ativo e bem trabalhado”, opina.
Momento oportuno
Segundo Tiago Villas Boas, sócio da RJ Investimentos, o momento em que o tema está sendo trazido para debate é oportuno, pois cada vez mais o brasileiro busca informações nas redes sociais e os escritórios precisam estar atentos a isso. “Ter acesso às boas práticas do mercado é um atalho para a gente estar bem posicionado. Precisamos estar em dia com as demandas e marcar presença onde o cliente está”, resume.
Claudemir Martins, sócio-fundador da Allure Capital, concorda com a avaliação. “A concorrência vem aumentando demais. Os grandes bancos vêm investindo na arquitetura aberta, e quem não encontra meios de fazer o cliente se sentir parte da empresa está fadado a ser absorvido em uma fusão ou desaparecer”, completa.