Para discutir as perspectivas da economia no atual cenário de pressão inflacionária, a Expert XP recebeu no fim da manhã desta quarta-feira (3) Howard Marks, fundador da Oaktree Capital Management. O painel, intitulado “Um debate sobre ciclo econômico”, foi mediado por Fernando Ferreira e Jennie Li, da XP, e tratou de temas como a importância de se evitar variações excessivas levadas pelo estado psicológico, priorizando apostar nos investimentos de longo prazo.
No início de sua exposição, Marks destacou que, ainda que seja importante se diferenciar das massas, essa postura só deve ser adotada quando há indícios que as pessoas caminham em uma direção equivocada. “No momento, há diversos problemas na economia global e as pessoas estão pessimistas, mas não em excesso. A maioria dos títulos está precificada em uma faixa razoável. Seria um erro ficar muito otimista agora. É preciso buscar o equilíbrio para não ser nem muito agressivo e nem defensivo demais”, recomenda.
O especialista explica que é cauteloso com previsões, afinal sempre podem acontecer coisas impossíveis de serem consideradas hoje. “Existem aqueles que não sabem, e os que não sabem que não sabem. Precisamos reconhecer essa limitação. Na Okatree temos opiniões sobre o que pode ocorrer, mas sabemos que elas são imperfeitas e não devemos apostar muito nelas”, afirma.
Questionado sobre a inflação, ele explica que boa parte da alta de preços está relacionada à pandemia. Os governos liberaram muito dinheiro em um momento no qual as pessoas não podiam gastar, pois as lojas estavam fechadas e as viagens não era permitida. Ao mesmo tempo, a economia foi desligada, e quando se retomou a atividade isso se deu de forma muito lenta.
“Quantas peças existem em um carro? Em torno de 30 mil. Se uma delas estiver em falta, a montadora simplesmente não consegue fazer o automóvel. Temos alguns produtos desabastecidos, e quando há essa falta os preços sobem. Ao mesmo tempo, quatro milhões de pessoas se demitiram nos EUA, e temos mais vagas do que gente procurando. O poder de negociação está na mão dos trabalhadores. Eles naturalmente exigem salários maiores e isso gera mais inflação”, resume.
Segundo o fundador da Oaktree, um dos grandes desafios para vencer este momento será mudar a perspectiva da população acerca da alta dos preços. “Nos anos 70, quando tínhamos dois dígitos de inflação nos Estados Unidos, todos decidiam se antecipar e compravam antes dos aumentos, o que gerava mais inflação. Vai ser difícil modificar isso”, diz.
Acima da média
Marks ainda destacou a importância de se buscar um pensamento de segundo nível. Apesar de ele ser mais complexo e exigir maior esforço, é uma postura necessária para aqueles que buscam se tornar investidores acima da média. “Não há nenhum problema em se contentar com resultados medianos, mas quem quiser ir além deste patamar precisa fazer coisas diferentes, pensar diferente e se comportar diferente. E não basta ser apenas diferente, é preciso que seu pensamento seja melhor e esteja mais certo do que a maioria. ”
Outra dica do especialista é ficar sempre de olho nas variações excessivas de estado psicológico e evitar entrar nestes movimentos quando as pessoas ficam otimistas ou pessimistas demais. “Este ano, vejo que os preços dos ativos foram de otimistas demais para algo razoável. Os excessos acabaram, não vejo nada extremamente alto. Vamos passar por um ciclo lento e um mercado mais desaquecido, e precisamos ver se a recessão já foi considerada pelo mercado. Não existe uma resposta pronta para isso, será preciso fazer essa avaliação”, pondera.
Por fim, Marks destacou a importância de se trabalhar os investimentos com a perspectiva de longo prazo, especialmente em um país como o Brasil, na qual a maior parte dos investidores ingressou recentemente no mercado e ainda não tem a experiência de passar por um ciclo de instabilidade.
“Há uma tendência de que as empresas cresçam e aumentem seus ativos com o tempo através do lucro. A beleza do investimento é captar esse movimento de longo prazo. Quem investiu US$1 dólar no S&P 100 anos atrás, teria US$8 mil hoje. Então é importante ter isto em mento e não fazer a besteira de entrar e sair toda hora. Se você esperar o ônibus no ponto, uma hora ele passa. Agora, se ficar de um lado para o outro, pode ser que nunca coincida de encontrá-lo no lugar onde você está”, encerra.