No embalo da mudança do nome da profissão de agentes autônomos de investimentos (AAIs) para “assessores de investimentos”, a Associação Brasileira de Agentes Autonômos de Investimentos (ABAAI) estuda ajustar a sua sigla que é alusiva ao nome de AAIs.
A alteração na nomenclatura dos profissionais do setor vem no bojo da aprovação da Medida Provisória que reduz a taxa de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) cobrada da categoria.
A proposta ainda depende de decisão do Palácio do Planalto que tem 15 dias para sancionar a MP, aprovada na última terça-feira pelo Senado Federal, por unanimidade.
Conforme apurou a CRC!News, o entendimento é de que a sigla ABAAI deve mudar para ABAI (Associação Brasileira de Assessores de Investimentos) ou para ABACI. Nesse último caso, seria incluída à sigla a categoria de consultores que também foi beneficiada pela MP. Portanto, o nome da instituição ficaria como Associação Brasileira de Assessores e Consultores de Investimentos).
Nada confirmado, porém, já que eventuais mudanças precisam ser submetidas à assembleia da entidade representante de agentes autônomos. Provavelmente, na próxima reunião, em abril.
A decisão também requer cautela, já que essa não é a primeira vez que a proposta de mudança da nomenclatura da profissão para Assessores de Investimentos é vetada. Em agosto do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro vetou esse ponto ao sancionar a Medida Provisória nº 1.040 do Ambiente de Negócios, publicada para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. A mudança de nome da profissão de AAIs foi uma emenda apresentada à MP pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) que depois apresentou um projeto de lei sobre esse ponto.
Confira esse e outros destaques na revista desta semana