O deputado Guiga Peixoto apresentou na mesa do Congresso Nacional pedido de criação da Frente Paramentar Mista em Defesa do Investidor. O grupo será composto por deputados e senadores e terá caráter suprapartidário, ou seja, poderão participar representantes de diferentes legendas.
“A necessidade de se criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Investidor se dá em razão de que o número de investidores pessoas físicas cadastrados na B3, a bolsa brasileira, deu um salto de 92,1% de 2019 para 2020, alcançando 3.229.318 de contas ao fim do ano passado”, destaca Peixoto em trecho do requerimento pela criação do grupo.
“De certo a Frente Parlamentar irá refletir positivamente no desenvolvimento do sistema financeiro nacional, educação financeira, mercado de capitais e da economia brasileira, a qual promoverá os debates necessários e buscará aprimorar o ordenamento jurídico existente”, emenda o parlamentar.
A iniciativa foi costurada com representantes da associação AIs Livres que têm atuado diretamente em Brasília em defesa de algumas pautas dos agentes autônomos de investimentos (AAIS).
“Nosso objetivo é estimular a concorrência através da desburocratização de processo e regulamentações que dificultam a entrada de novos participantes no mercado financeiro brasileiro”, destaca o porta-voz da entidade, Alfredo Filho.
O que é uma Frente Parlamentar ?
É um grupo de parlamentares de vários partidos que debatem temas de interesse de determinado setor da sociedade. Das discussões podem, por exemplo, surgir a criação de propostas ou atuação dentro do Congresso a favor ou contra determinada pauta.