Leia abaixo a analise da abertura de mercado desta terça-feira (23) feita pelo especialista em investimentos da RIco, Lucas Collazo:
Bolsas internacionais amanhecem no campo negativo, tanto nos EUA quanto na Zona do Euro, digerindo a nomeação de Jerome Powell, atual presidente do Fed (Banco Central americano), para um segundo mandato à frente da instituição. Ah, vale lembrar que o volume de negociações do mercado deverá permanecer baixo na “terra do Tio Sam” até o final da semana com o feriado de Thanksgiving (Ação de Graças).
Falamos que Joe Biden teria uma decisão importante esta semana: indicar o(a) próximo(a) presidente do Federal Reserve (Banco Central americano). Bom, Biden fez o que era mais esperado pelo mercado e nomeou o atual chairman Jerome Powell para um segundo mandato. A diretora Lael Brainard, que também era cotada para a vaga, foi nomeada para a vaga de vice-presidente.
As duas indicações devem ser aprovadas no Senado com ampla maioria, apesar da resistência de poucos democratas. Powell já mostrou a forma como conduz a política monetária neste último mandato e é mais “previsível” para o mercado. Mesmo assim, temos uma reação levemente negativa hoje frente à decisão.
Enquanto isso, na Zona do Euro a principal discussão é a retomada econômica da região dentro do contexto de piora da pandemia (infelizmente). Os holofotes de hoje estão na prévia do PMI (um dos principais indicadores de atividade) que dará indícios sobre a saúde dessa retomada do continente com o avanço dos novos casos de COVID-19. Importante monitorar.
Por aqui, o preço da tarifa de ônibus deve subir em 2022. Desde o último reajuste feito em janeiro de 2020, os custos subiram, mas o número de passageiros também caiu. Com a reabertura da economia, é esperada uma normalização da demanda de passagens, o que abre espaço para um “ajuste” para cima na tarifa.
A administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) anunciou que aceitará pedidos de importação de carne bovina brasileira que tenham recebido um certificado sanitário antes do dia 4 de setembro, ou seja, antes do embargo voluntário do Brasil. Porém, o embargo continua em vigor e não há informações de quando terminará.
Após o registro de dois casos atípicos da doença “Vaca Louca” relatados em agosto, o Brasil impôs um auto embargo às exportações de carne bovina para a China, seguindo o protocolo bilateral previamente estabelecido.
Empresas com maior diversificação geográfica, sobretudo com atuação nos Estados Unidos, conseguiram compensar essa situação com esse novo anúncio e seguem com perspectivas positivas, como JBS e Marfrig. A janela para exportar para o Ano Novo Chinês está praticamente fechada, então permitir que a carne que estava na água ou aguardando nos portos entre no país é positivo, mas sem perspectivas para o fim do embargo.