”Hoje as bolsas lá fora estão positivas. Enquanto os investidores do mundo todo reavaliam os riscos da variante Ômicron. Os sinais é de que essa nova cepa traz casos leves da doença. Então, toda a preocupação que foi gerada por conta da nova variante, teve um leve alívio.
Nesse sentido, o futuro das bolsas nos Estados Unidos sobe na casa de 1,2%, enquanto na Europa as bolsas estão subindo 2,0%. O destaque da região foi a Alemanha, que teve números da produção industrial crescendo acima do esperado, mostrando que a atividade de lá segue em uma tendência positiva.
Do lado da Ásia, as bolsas também estão positivas e o destaque é a China, com o índice subindo por lá na casa de quase 3%. Isso é consequência de anúncios. Primeiro, do Banco Central Chinês falando em uma redução das reservas para os bancos a partir do dia 15/12. Isso se traduz a uma política monetária expancionista, que quer dizer disponibilizar mais dinheiro na economia. E, ao todo, será injetado um valor de 282 bilhões de dólares no país, o que sabemos que é positivo para a movimentação da indústria, comércio, serviços e mais dinheiro rodando. Isso reflete positivamente nas bolsas.
Por lá, também tivemos o dado de importação e exportação da China, que veio acima do esperado, mostrando mais uma vez que a atividade da região segue forte.
Na mesma tendência estão as commodities. Então, é um dia positivo. Petróleo subindo na casa de 2,5%. Isso enquanto as preocupações com uma possível paralização global por conta da Ômicron se afasta. Então, o mercado está vendo um risco menor de paralização, manutenção de níveis de atividade, de circulação de pessoas, se traduz em uma necessidade de commodities, então impulsionando tanto o preço do petróleo quanto o do minério de ferro, que sobre por volta de 8%.
Falando em commodities, sabemos que tem um peso importante em nossa bolsa, representa aproximadamente 36% do índice. Então, hoje a gente pode ver um movimento positivo do lado de mineradoras, petroleiras etc, acompanhando a tendência positiva, que pode impulsionar o nosso índice. Lembrando que ontem tivemos o terceiro fechamento positivo consecutivo. Então, bolsa em uma alta de 1,7% nos 106,8 mil pontos, caminhando para se aproximar nos 110 mil pontos.
Enquanto isso, dólar hoje em uma tendência de queda, cotado a R$5,66.”