por Pietra Guerra, especialista de ações da Clear Corretora.
– Mercados lá fora levemente negativos. O futuro dos Estados Unidos caindo na casa de 0,3%, isso depois do S&P 500, um dos principais índices da bolsa americana atingir uma nova máxima histórica na segunda-feira e ultrapassar os 4,710 pontos. Por lá, o mercado está aguardando a decisão de política monetária do Banco Central, ou seja, o Fed, que deve sair amanhã.
– Enquanto isso, Europa caindo na casa de 0,1%, sem grandes destaques. Estamos aguardando a decisão do banco Europeu e do banco central da Inglaterra, que devem sair na quinta-feira. Por lá, teve dado de produção industrial, em linha com as expectativas sem fazer tanto peso.
– No meio disso, vemos o Petróleo operando hoje em leve alta, nos US$74 dólares o barril, enquanto o Ibovespa ontem chegou a ultrapassar os 109 mil pontos, mas acabou fechando em leve queda nos minutos finais, nos 107,3 mil pontos. Ou seja, perdeu a força ao longo do dia, mas estamos acompanhando o movimento de recuperação a ver se irá se perpetuar.
– Hoje de manhã teve a última reunião da ata do Copom, reforçando uma sinalização mais dura em relação aos próximos aumentos, para fazer frente à alta inflação que estamos enfrentando.
– Dólar em leve queda, cotado em R$5,66.