A especialista em ações da Clear Corretora, Pietra Guerra, analisou a abertura de mercado desta quarta-feira (06).
“Hoje, as bolsas lá fora amanheceram no negativo, sem força para estender os ganhos que as bolsas internacionais tiveram ontem. Os futuros dos EUA caindo 1,3% e por lá o que está pesando é o impacto do teto da dívida, a expectativa é que o Fed comece a retirar os estímulos antes do final deste ano. Esses dois pontos, somados com a pressão inflacionária que está pesando no mundo inteiro, fizeram com que os juros dos 10 anos continuassem no patamar de 1,5% e isso pesou mais uma vez nas ações de tecnologia. Nasdaq, a bolsa que é focada nesse setor, já caiu 1,4%.
Do lado da Europa, dia também negativo. Bolsas caindo mais de 2%, e isso depois do dado de encomenda da indústria da Alemanha e as vendas do varejo da Zona do Euro, decepcionaram. São dois indicadores econômicos de nível de atividade da força da economia europeia frustraram o que os analistas estavam esperando. Somado a isso, também há a crise energética global que sobe as pressões inflacionárias no mundo todo.
Essa crise no setor energético também influencia os preços das commodities. O preço do gás natural segue subindo, isso por conta da oferta reduzida junto com a alta da demanda por essa commodity, dado o período das baixas temperaturas no continente europeu. O preço do petróleo amanheceu em baixa; agora já virou, sobe um pouco, mas muito num movimento de realização das altas recentes, ainda cotado acima dos US$ 81, o barril.
O Ibovespa fechou ontem perto da estabilidade, subindo 0,06%, em um movimento praticamente lateral nos 110,4 mil pontos. Por aqui, não tivemos força para acompanhar as altas dos mercados no exterior na última terça-feira e agora em um dia de mau humor lá fora, pode ser que isso se reflita ainda mais aqui no Brasil.
Do lado da política, seguimos acompanhando as discussões do Congresso frente a uma mudança no ICMS para o preço dos combustíveis com objetivo de reduzir o preço ao consumidor na bomba. Estamos vendo uma pressão política nesse sentido, por outro lado tivemos o pronunciamento de alguns nomes da indústria dizendo que é importante que o governo não intervenha. A ver qual será a saída desse impasse.
Para fechar, dólar segue em alta, subindo mais 0,6%, ultrapassando os R$ 5,50.”
Pietra Guerra. Um passo de cada vez. É assim que Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora, tem trilhado um caminho robusto no mercado financeiro. Em 2014, na Asset do Banco BNP Paribas, um dos maiores bancos de investimentos francês, fazia análise de Títulos de Renda Fixa. Em seguida, migrou para o Bank of America Merril Lynch. Formada em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), possui certificação CNPI pela Apimec e especialização em mercado financeiro pela Saint Paul Escola de Negócios. Pietra também passou pelo Itaú BBA trabalhando nas áreas de crédito, estruturação de dívidas e derivativos. Em 2020, Pietra, que ama trilhas e montanhas, começou sua escalada na Clear. Avaliando as melhores oportunidades na bolsa de valores a partir da análise do cenário macroeconômico e fundamentos das ações, ela traça estratégias de investimentos para os clientes. A missão é trazer conteúdo de qualidade, aproximando os investimentos do mundo real, ou seja, do dia a dia das pessoas.