Leia abaixo a análise sobre o fechamento do mercado desta terça-feira (09), com Rafael Ribeiro, analista de investimento da Clear.
“Na expectativa pela votação do segundo turno da PEC dos Precatórios ainda nesta terça e repercutindo a queda da parte longa da curva de juros com falas do diretor do Bacen, Bruno Serra, o Ibovespa caminha para encerrar o dia em alta e próximo dos 106 mil pontos.
O mercado espera pela aprovação da PEC e qualquer resultado diferente disso deve trazer maior pressão sobre o rumo do fiscal, elevando ainda mais o prêmio de risco para o Brasil e acentuando a tendência de baixa de curtíssimo prazo.
Ainda sobre os juros, a queda de hoje que ajudou as empresas do setor interno foi resultado de mais um esforço do Bacen em mostrar seu compromisso com as metas de inflação, alvo de preocupação do mercado em vista da deterioração do cenário macro.
Em entrevista, o diretor de Política Monetária do Bacen, Bruno Serra, indicou não descartar alta superior aos 1,5 p.p. na última reunião do ano em dezembro. Serra reforçou o compromisso do Copom em seguir mirando a meta de inflação de 2022, embora o mercado já não acredite nesta tese e está muito mais preocupado com 2023.
Ajuda também na alta do varejo os rumores sobre os dados de venda do Magazine Luiza, o que gera uma expectativa positiva para o setor como todo. Segundo da consultoria Yipit Data, as vendas do mercado 3P (marketplace) tiveram “mais um ótimo mês” em outubro. O crescimento teria acelerado ainda mais em relação ao mês anterior para o nível mais alto em 2021.”