A Open anunciou nesta sexta-feira (19) o inicio das negociações dos fundos multimercados proprietários que usaram inteligência artificial para fazer indicações baseadas em tecnologia de robô advisor.
Com aplicação inicial de R$100, os três fundos – Open Seed, Open Grown e Open Premiun – buscam atender todos os perfis de investidores. As taxas de administração variam ente 0,5%a.a e 0,7%a.a.
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência Artificial para os fundos funciona em três etapas, otimização, projeção e alocação.A otimização, envolve definição das perdas máximas de cada fundo, escolha do universo de ativos e a escolha de cada ativo que compõe cada carteira.
A projeção, gera projeções futuras para cada um dos fundos e calcula volatilidade, retorno, drawdown, indicadores de performance e estima centenas de cenários futuros para cada carteira.
Já na alocação o modelo escolhe quais são os fundos elegíveis ou que correspondem aos índices de mercado e realiza o balanceamento todo começo de mês e escolhe os ativos coerentes.
Para o fundador e CEO da Open, Renato Ojima, a expectativa é consolidar a fintech como a plataforma de investimento inteligente. “Queremos ser a primeira solução de robô advsor escalável aqui no Brasil. Começamos atendendo nossos clientes em parceria com o BTG e a expectativa é replicar o modelo para outras instituições.
“A IA vem sendo muito adotada, ela simplifica o processo de escolha, torna o processo de investimento mais previsível e o resultado é melhor, consequentemente”. Renato explicou que as três carteiras – conservadora, moderada e agressiva – estão sendo testas a três anos e superam os índices de referencia no período.
PASSOS PARA O FUTURO
Os fundos vão preparar o ambiente para o lançamento da segunda plataforma da fintech, a Open Invest, prevista para janeiro de 2022. Essa vertical consiste em uma plataforma transacional ligada à consultoria de investimentos CVM, também afiliada ao BTG Pactual Digital, para atender aos usuários da Open Edu – plataforma de streaming de vídeos educacionais para ensinar as pessoas a investir – com uma proposta mais inovadora. Irá reunir funcionalidades de consolidação de carteiras, fundos de Investimentos personalizados para cada perfil de investidor e atendimento por consultores de investimentos qualificados.