No apagar das luzes de 2021, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou uma joint venture entre XP Investimentos e a Messem Investimentos pela qual cria uma corretora de títulos e valores mobiliários. A operação “foi autorizada sem restrições”, conforme o despacho da Superintendência-Geral do Cade publicado nesta quarta-feira (22).
O Cade avaliou o acordo e concluiu que esse negócio envolve menos de 20% desse mercado, sem trazer, contudo, ameaças à concorrência.
Pelo contrato assinado em maio, a XP terá 49,9% do capital social da nova companhia, enquanto a Messem responderá pelo restante (50,1%).
O parecer do Cade, que apresenta as razões para aprovação do ato de concentração, informa que o Grupo Messem registrou, em 2020, faturamento superior a R$ 75 milhões. Enquanto o faturamento da XP superou R$ 750 milhões.
Um dos maiores escritórios vinculados à XP, o Grupo Messem atua nas atividades de corretagem de seguros e previdência; correspondência bancária e cambial; e agente autônomo de investimentos (assessoria financeira).
Objetivos
Alguns dos objetivos do acordo é a constituição de uma Corretora de Títulos e Valores Mobiliários (“CTVM”) para exploração conjunta das atividades privativas de instituições financeiras.
Também explorar conjuntamente as demais atividades relacionadas ao mercado financeiro, inclusive atividades não privativas de instituições financeiras, atualmente desenvolvidas ou que venham a ser desenvolvidas pelo Grupo Messem pelas empresas-alvo:
(a) Messem Corretora de Seguros Ltda. (“Messem Corretora”);
(b) Kid Investor Prestação de Serviços de Marketing Ltda.
(c) Smart Money Informações e Sistemas Ltda.